sábado, 30 de julho de 2011

Projeto Leitura

O Projeto Leitura foi criado pela Coordenadora do Ensino Fundamental II Maria Rosa com a intenção de proporcionar aos Alunos o gosto pela Leitura dentro e fora do Contexto Pedagógico Escolar.Todas as Quintas-feiras a Escola toda se reune em Vários Ambientes para ler diversos livros e textos a escolha de Professores e Alunos e como podemos ver nas imagens do Vídeo  a Educação Física através da Idéia da Professora Miriam também contribuiu na execução do Projeto realizando a Preparação da Leitura de forma descontraída sentados no meio da Quadra .

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Equipe Sub 13 Firmino 2011 - II

Equipe Pré-mirim Firmino 2011 - II

Treinamento Sub 13 Copa Diário de São Paulo

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Regras Oficiais de Futsal




REGRA 08 - BOLA DE SAÍDA
1- No início da partida a escolha de lado ou saída de bola será decidido
por meio de sorteio procedido pelo árbitro principal. A equipe
vencedora do sorteio escolherá a meia quadra onde irá iniciar jogando
e a equipe perdedora terá o direito à bola de saída do jogo. Quando o
jogo tiver tempo suplementar deverá ser feito o mesmo procedimento.
2- Dado o sinal pelo árbitro, a partida será iniciada por um dos jogadores,
que movimentará a bola com os pés em direção ao lado contrário,
devendo a mesma, nesse momento, estar colocada imóvel sobre o
centro da quadra, cada equipe deverá estar em seu próprio lado e
nenhum jogador da equipe contrária a iniciadora da partida poderá
aproximar-se a menos de 3 (três) metros da bola e nenhum jogador de
ambas as equipes, poderá invadir a meia quadra do adversário
enquanto a bola não estiver em jogo. A bola estará em jogo quando
ultrapassar inteiramente a linha de meia quadra.
3- O jogador que executar a saída de bola, não poderá ter contato com a
mesma enquanto esta não for jogada ou tocada por outro jogador.
4- Depois de consignado um tento, a partida recomeçará de maneira
idêntica, por um jogador da equipe que sofreu o tento.
5- Após o descanso regulamentar a que se refere a regra, a partida
recomeçará com as equipes disputantes trocando de lado e o reinicio
será efetivado por um jogador da equipe contrária aquela que executou
a saída de bola inicial.
6- Quando o jogador executante da bola de saída do 1º ou 2º períodos ou
na reposição de bola após sofrer um gol, não executar corretamente
deverá ser repreendido verbalmente e na reincidência penalizado com
cartão amarelo.
7- Não será válido o tento consignado diretamente de bola de saída.
PUNIÇÃO
a) Caso o executor da bola de saída toque na bola pela segunda vez
antes que outro jogador o faça, será concedido um tiro livre indireto em
favor da equipe adversária, com a bola sendo colocada no local onde
ocorreu o toque;
b) Se na bola de saída, o jogador movimentar a bola para o lado ou para
trás, deverá ser repetido o lance e se tornar a fazê-lo deve ser
penalizado com cartão amarelo por atitude antidesportiva. A equipe
continuará com o direito de executar a saída de bola;
39
c) Para qualquer outra incorreção será repetida a bola de saída, sempre
de posse da mesma equipe.
RECOMENDAÇÕES:
a) Antes de autorizarem o início ou reinicio de uma partida, com a bola
colocada no centro da quadra, os árbitros devem exigir que as equipes
estejam cada uma em sua meia quadra de jogo;
b) Na bola de saída, depois de autorizado pelo árbitro, o jogador
adversário que invadir o círculo central ou a quadra adversária, antes
que a bola esteja em jogo, deverá ser, obrigatoriamente, punido com
cartão amarelo e repetido o lance;
c) Na bola de saída, para que o gol seja válido a bola deverá ser tocada
ou tocar em qualquer outro jogador.
d) Se na bola de saída o jogador chutar diretamente na meta adversária e
a bola entrar sem tocar em nenhum jogador, os árbitros marcarão tiro
de meta.

Mais uma Regra importante para Você estudar.Qualquer dúvida 
colocá-la nos comentários .
Regra Extraída da Confederação Brasileira de Futsal by Miriam Galdi .

domingo, 24 de julho de 2011

Regras Oficiais de Futsal



REGRA 07 - DURAÇÃO DA PARTIDA
1- O tempo de duração de uma partida será cronometrado, divididos em
dois períodos iguais, tanto no masculino como no feminino e com
intervalo de até 10 minutos para descanso entre os períodos.
Considerando a menor resistência do organismo em formação e não
poder exigir-se de jogadores de reduzida idade um excessivo esforço
físico, os tempos de duração das partidas serão os seguintes:
a) Para a categoria Adulto, Sub-20 e Sub-17, serão de 40 (quarenta)
minutos, dividido em dois tempos de 20 (vinte) minutos;
b) Para a categoria Sub-15, será de 30 (trinta) minutos, dividido em dois
tempos de 15 (quinze) minutos;
c) Para as outras categorias, faixas etárias menores, as entidades
estaduais deverão determinar ou homologar a fixação de tempo
especial de duração da partida.
2- O controle do tempo será de responsabilidade de um cronometrista
cujas funções estão especificadas na regra 06. O cronometrista
determinará com o uso de seu apito ou ao toque da sirene do
cronômetro o final de cada período. Um dos árbitros ao ouvir o sinal
finalizará o período ou a partida observando a seguinte situação:
- Em caso de ter que executar ou repetir um tiro livre dos 10 metros, tiro
penal ou tiro livre direto após a sexta falta acumulada, se prorrogará a
partida até que seja executada a cobrança.
3- Se a bola for chutada em direção a uma das metas e o cronometrista
apitar ou a sirene do placar eletrônico tocar finalizando um dos
períodos, os árbitros finalizarão o jogo quando:
a) A bola entre diretamente na meta e se anotar um gol;
b) A bola saia dos limites e da superfície de jogo;
c) A bola toque no goleiro, nos postes ou travessão e ultrapasse a linha de
meta e a anote um gol;
d) Se não for cometido uma infração que obrigue a repetir um tiro livre
direto, de um tiro penal ou se durante a trajetória nenhuma das equipes
comete infração sancionada com tiro livre direto a partir da sexta falta
acumulada ou tiro penal.
35
e) O período ou jogo terminará quando o goleiro executar a defesa, a bola
tocar em algum jogador, exceto o goleiro defensor, tocar nas traves ou
travessão e retornar a quadra ou quando a bola sair da quadra de jogo..
4- Será concedido às equipes disputantes, objetivando dar instruções aos
jogadores, o direito de solicitar o pedido máximo de 2 (dois) tempos
técnicos, um em cada período da partida, sendo de 1 (um) minuto a
duração de cada tempo técnico solicitado, respeitando-se os seguintes
princípios:
a) Os técnicos, treinadores ou membros da comissão técnica das equipes
deverão solicitar o tempo técnico apresentando a plaqueta de pedido
de tempo técnico ao anotador ou ao cronometrista;
b) Os capitães das equipes deverão solicitar o tempo técnico a um dos
árbitros;
c) Os pedidos de tempo técnico somente serão concedidos quando a
bola estiver fora de jogo e a reposição for a favor da equipe solicitante;
d) Nos pedidos de tempo técnico, não será permitido que os jogadores
reservas e membros da comissão técnica entrem na quadra. Os
jogadores que estavam jogando podem sair da quadra, sentar no banco
de reservas para receberem instruções de seus técnicos ou
treinadores. Água ou qualquer outro rehidratante líquido deverá ser
servida fora da quadra;
e) Somente após o sinal de apito ou campainha, dado pelo cronometrista
comunicando o final do tempo técnico, podem ser feitas substituições;
f) Os árbitros não deverão intervir junto as equipes durante os pedidos de
tempo técnico;
g) Se uma equipe não solicitar tempo técnico no primeiro período da
partida, não poderá acumular para usá-lo no segundo período;
h) Quando em uma partida houver tempo suplementar, as equipes não
terão direito a solicitação de tempo técnico durante o tempo
suplementar. Mesmo que não tenha sido solicitado no segundo período
de jogo;
i) Se o técnico ou treinador, demais membros da comissão técnica ou
jogadores, forem expulsos no jogo, estiverem suspensos para
cumprimento de cartões, administrativamente ou pela justiça
desportiva, deverão se postar no lado oposto de seu banco de
reservas, não poderão orientar as suas equipes, podendo permanecer
no ginásio sem se manifestarem.
36
5- Aos técnicos ou treinadores, ou ainda o auxiliar técnico, será permitido
orientar seus jogadores durante o transcorrer das partidas, desde que o
façam na área técnica de sua equipe. Deverão fazê-lo de maneira
discreta, sem atrapalhar o deslocamento dos árbitros e jogadores e
sem reclamar ou perturbar o bom andamento da partida.
6- O técnico ou treinador, no momento de orientar seus jogadores,
quando da partida em andamento, não poderá aproximar-se a menos
de 5 (cinco) metros de distância da mesa destinada ao cronometrista e
anotador nem ultrapassar o limite de sua área técnica em direção ao
fundo de quadra.
7- A partida que for interrompida, por falta de energia elétrica, de
segurança ou qualquer outro motivo, deverá ter continuidade com o
tempo que faltava para ser jogado, exceto quando for interrompida por
insuficiência de jogadores de uma ou de ambas as equipes, já que
nesse caso a partida é considerada encerrada.
8- Quando uma partida for interrompida por falta de energia elétrica, de
segurança ou qualquer outro motivo, o árbitro deverá relatar o motivo
da suspensão da partida e encaminhar junto com os demais
documentos, para a entidade de jurisdição, para que esta encaminhe a
entidade local.
9- Na continuação de uma partida, somente poderão participar os
jogadores e comissão técnica, que estavam relacionados em súmula.
10- Quando em uma partida houver tempo suplementar, serão concedidas
as equipes um tempo de 5 (cinco) minutos de descanso entre o
término da partida e o início do tempo suplementar. Entre o primeiro e
o segundo período do tempo suplementar, não haverá intervalo.

Mais uma Regra importante ,alguma dúvida postar nos comentários.
Regra Extraída da Confederação Brasileira de Futsal by Miriam Galdi .

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Regras Oficiais de Futsal




REGRA 06 - CRONOMETRISTA E ANOTADOR
O cronometrista e o anotador exercerão suas funções numa mesa do lado
de fora da quadra de jogo, próximo à linha divisória do meio da quadra,
junto à zona de substituição.
O CRONOMETRISTA terá como atribuições:
a) Controlar que o tempo de jogo tenha a duração estabelecida na regra
n.º 7;
b) Colocar o cronômetro em movimento por ocasião da bola de saída,
arremesso de meta, tiros livres direto e indireto, lateral, de canto,
penalidade máxima, tiro livre direto sem barreira, bola ao chão e após
o tempo técnico solicitado pelo treinador;
c) Controlar os 2 (dois) minutos cronometrados da expulsão temporária
do jogador, fiscalizando a entrada de outro jogador que ocorrerá
somente depois de completado o tempo ou a equipe sofrer um gol,
podendo ser com a bola em jogo ou fora de jogo;
d) Avisar, mediante apito de sinal acústico diferente ao dos árbitros,
mesmo tendo sirene no placar eletrônico, os finais do primeiro e
segundo período da partida e de tempo suplementares;
e) Comunicar a solicitação de tempo técnico pelo treinador quando a bola
estiver fora de jogo e somente conceder o tempo técnico quando a
bola for a favor da equipe do treinador solicitante;
f) Ter o controle e domínio do manuseio do cronômetro eletrônico em
todos os seus detalhes;
g) Travar o cronômetro independente da determinação dos árbitros,
quando houver a paralisação da partida pelos árbitros nos pedidos de
tempo técnico, na assinalação de faltas, na ocasião do atendimento
médico aos jogadores dentro da quadra de jogo, nas saídas de bola
pelas linhas laterais e de metas, nas marcações de tentos ou
quaisquer outras paralisações;
h) Por ocasião da cobrança de um tiro livre sem barreira, acionar o
cronômetro logo após a bola ser movimentada;
i) Controlar o 1 (um) minuto nos pedidos de tempo técnico das equipes;
j) Conferir a calibragem das bolas do jogo e bolas reservas;
k) O cronometrista avisa que o tempo terminou e um dos árbitros encerra
o jogo;
30
l) No arremesso de meta ou tiro livre, favorável a equipe defensora
dentro de sua área penal, o cronômetro deve ser acionado quando a
bola sair da área penal.
O ANOTADOR terá como atribuições:
a) Examinar as fichas de identificação dos jogadores e da comissão
técnica, antes do início da partida;
b) Registrar as 5 (cinco) primeiras faltas acumulativas praticadas pela
equipe em cada período de jogo;
c) Anunciar aos árbitros, a marcação da 5ª (quinta) falta acumulativa, de
cada equipe mediante o uso de seu apito, para que estes informem ao
capitão da equipe;
d) Usar apito de silvo diferente e inconfundível dos utilizados pelos
árbitros;
e) Usar tempestivamente seu apito para comunicar qualquer substituição
de jogador feita irregularmente, mesmo com a bola em jogo, quando
as circunstâncias o exigirem;
f) Anotar na súmula de jogo o número de registro e da camisa dos
jogadores de cada equipe participante da partida, marcadores de
tentos, pedidos de tempo técnico, substituições e tudo mais que
relacione com a partida;
g) Controlar as infrações penalizadas com tiros livres diretos, praticadas
pelos jogadores durante o decorrer da partida;
h) Alem de suas funções normais também desempenhará as funções de
cronometrista, em caso de ausência deste;
i) Sinalizar para os árbitros o número dos jogadores que foram
penalizados com cartões e os que marcaram gols e aguardar a sua
confirmação;
j) Fazer o relatório do jogo na súmula, quando não houver
Representante;
k) Exigir que o técnico ou treinador e o capitão de cada equipe, assinem
a súmula da partida antes do início da mesma;
l) Deverá ter o controle dos jogadores que estão participando em cada
momento do jogo;
31
m) Ajudará a controlar o comportamento dos jogadores e membros da
comissão técnica no banco de reservas;
n) Auxiliará no controle dos equipamentos dos substitutos antes de
entrarem na quadra e durante o jogo;
o) Anotará todas as interrupções do jogo e os motivos, tempo de cada
paralisação e tempo transcorrido de jogo nas paralisações;
p) Ao término do jogo, entregar uma cópia da súmula a cada uma das
equipes, solicitando que confiram todas as anotações registradas;
q) Para sinalizarem a numeração das camisas acima de vinte, devem
indicar as dezenas com o dorso das mãos e as unidades com as
palmas das mãos;
r) Entregar aos treinadores antes do início de cada período uma plaqueta
para o pedido de tempo técnico e recolher no final quando não for
solicitado;
s) Entregará uma ficha ao treinador ou na falta deste, a um membro da
comissão técnica, quando tiver jogador expulso, onde deve constar o
tempo em que o jogador substituto poderá entrar em quadra;
t) O anotador e cronometrista devem sempre ajudarem os árbitros e
vice-versa, fazendo um trabalho de equipe.
RECOMENDAÇÕES:
a) O anotador e o cronometrista, devem estar sempre atentos quando da
substituição de jogadores e, quando verificarem infrações, devem
comunicar aos árbitros;
b) Os anotadores e cronometristas devem observar também as
substituições feitas tentando ludibriar os adversários e a equipe de
arbitragem e informarem aos árbitros;
c) Os anotadores e cronometristas devem solicitar aos técnicos ou
treinadores que permaneçam em seus locais permitidos para instruir
as suas equipes;
d) Os anotadores e cronometristas devem auxiliar os árbitros a
controlarem as camisas dos goleiros linha, quando estes forem entrar
na partida;
e) Os anotadores devem portar as plaquetas de pedidos de tempo
técnico e de controle do tempo de expulsões.
32
MODELOS:
Cartões de Controle de Pedidos de Tempos Técnicos:
(Tamanho de 15cm X 8cm, fundo de cor branca e escrita na cor preta).
TEMPO
TÉCNICO 1o
Período
TEMPO
TÉCNICO 2o
Período
Observações:
- No início de cada período, os anotadores e cronometristas devem
entregar ao Técnico de cada equipe 01 (um) cartão de Pedido de Tempo
Técnico, correspondente ao período que terá início.
- Os cartões de Pedido de Tempo Técnico poderão ser plastificados.
33
Cartão de Controle de Tempo de Expulsão Temporária:
(Tamanho de 15cm X 8cm, fundo de cor branca e escrita na cor preta).
CONTROLE DE TEMPO
- EXPULSÃO TEMPORÁRIA -
O jogador substituto poderá entrar na
quadra de jogo quando o cronômetro
estiver marcando ____ minutos e _____
segundos para o término do ____ período.
Observações:
- Para cada atleta que for expulso temporariamente, os anotadores e
cronometristas devem preencher um Cartão de Controle de Tempo de
Expulsão Temporária, colocando os minutos e segundos para término do
respectivo período em que seu substituto poderá entrar na quadra e
entregá-lo ao técnico da sua equipe.
- Os cartões de Controle de Tempo de Expulsão Temporária não poderão
ser plastificados para que nele possam ser feitas as anotações
necessárias.

Existem vários Cursos de Formação para se tornar um oficial de Mesa,consulte
os sites das Federações. Mais uma Regra importante para Você,qualquer dú-
vida,coloque-a nos comentários.
Texto Extraído das Regras Oficiais da Confederação Brasileira de Futsal by
Miriam Galdi. 

terça-feira, 19 de julho de 2011

Regras Oficiais de Futsal



REGRA 05 - ÁRBITRO PRINCIPAL E AUXILIAR
Um árbitro principal e um árbitro auxiliar deverão ser designados para
dirigir uma partida. Em suas funções exercerão os seguintes poderes e
deveres que as regras lhes outorgam:
a) Aplicar as regras de jogo do Futsal e decidir sobre qualquer
divergência oriunda de sua prática, sendo suas decisões, em matéria
de fato, finais e irrecorríveis desde que se relacione com o resultado
da partida;
b) Suas funções começam no momento de suas entradas no local onde
se encontra a quadra de jogo, onde a partida será realizada e
terminam com a entrega de seus relatórios na entidade a que
estiverem vinculados ou a serviço;
c) Relatar todos os incidentes que ocorrerem antes, durante e após a
partida;
d) Terão poderes irrestritos para interromperem a partida em virtude de
qualquer infração às regras, suspenderem ou terminarem a partida por
motivos de más condições atmosféricas, interferências de
espectadores ou de qualquer outro fato que imponha tal medida,
sempre que assim julgarem conveniente devendo, neste caso,
relatarem o ocorrido, com precisão, observado o prazo estipulado pela
entidade sob cuja jurisdição a partida estiver sendo disputada;
e) Advertirem qualquer jogador responsável por procedimento irregular
ou atitude incorreta e, no caso de reincidência, impedi-lo de continuar
participando da partida, devendo, em tais hipóteses, mencionarem em
seus relatórios a identificação do infrator e, com exatidão, os motivos
da infração;
f) Impedirem a entrada na quadra, sem suas ordens, de qualquer
pessoa, com exceção dos jogadores participantes e comissão técnica;
g) Paralisarem a partida se julgarem que algum jogador tenha sofrido
uma lesão mais séria, determinando a retirada do mesmo da quadra
de jogo tão logo seja possível e reiniciando imediatamente a partida.
Se um jogador lesionar-se levemente, não deverão paralisar a partida,
caso haja possibilidade de uma das equipes marcarem um gol,
aguardará que a bola saia de jogo e o jogador seja removido, ou se
locomova, até o local mais próximo de onde se encontra para deixar a
quadra de jogo, sempre com a autorização de um dos árbitros;
26
h) Se um jogador estiver sangrando deverão solicitar a substituição ou
retirada do mesmo para que seja atendido e medicado, sanando-se a
irregularidade;
i) Expulsarem definitivamente da partida, sem prévia advertência, o
jogador responsável por conduta violenta e intencional atentatória a
integridade física do seu adversário, seu companheiro de equipe ou
qualquer outra pessoa;
j) Expulsarem, sem prévia advertência, o jogador, técnico ou treinador ou
outra pessoa interveniente da partida, investida das funções de direção
ou mando, por atitude atentatória a moral ou por conduta
antidesportiva;
k) Darem sinal para o início ou reinício da partida após as interrupções;
l) Decidirem se as bolas colocadas à disposição para a partida atende às
exigências da regra oficial;
m) Discordarem e não aplicarem propostas para alterar as regras oficiais
durante o transcorrer da partida;
n) Nas infrações cabe somente aos árbitros autoridade para contarem em
metros, as distâncias regulamentares, fazendo-se em passos;
o) Inspecionarem e aprovarem, ou não, os elementos julgados
indispensáveis para a realização de uma partida, o equipamento dos
jogadores e as condições da quadra de jogo antes ou no intervalo das
partidas quando, nesse sentido, forem solicitados por quem de direito;
p) Podem aplicar cartões amarelos ou vermelhos nos intervalos dos jogos
ou então, após o término dos jogos e neste caso, enquanto os
jogadores estiverem dentro da superfície do jogo;
q) Também podem expulsar membros das comissões técnicas nos
intervalos dos jogos ou então, após o término dos jogos neste caso,
enquanto os mesmos estiverem dentro da superfície do jogo, mas sem
apresentação de cartão vermelho;
r) Se julgarem necessário, podem modificar uma decisão quando se
derem conta de que tomaram uma decisão incorreta, desde que não
tenham reiniciado ou dependendo do caso, terminado a partida;
s) Se constatarem que alguma pessoa usou um apito e atrapalhou os
jogadores no decorrer da partida, poderão paralisar, reiniciando com
bola ao chão;
27
t) Tomarão medidas disciplinares contra os membros das comissões
técnicas das equipes, que não se comportarem de forma correta e
poderão, se julgarem necessário, expulsá-los da superfície de jogo e
arredores;
u) Deverão punir sempre a infração mais grave, quando o jogador comete
mais de uma infração ao mesmo tempo;
v) O árbitro principal deverá estar no lado da mesa de anotações, para o
início do primeiro e segundo períodos e da prorrogação, podendo
trocar de lado quando julgar necessário e para agilizarem o reinício da
partida. O árbitro auxiliar ficará sempre do lado oposto e na diagonal,
deixando a bola entre ele e o árbitro principal;
w) O árbitro auxiliar deve estar preparado para assumir a função de
árbitro principal em caso de necessidade;
x) Se o árbitro principal e o árbitro auxiliar, simultaneamente, assinalam
uma infração e existe uma discordância na interpretação da regra,
prevalecerá a decisão do árbitro principal;
z) Os árbitros devem usar sempre as sinalizações corretas de acordo
com o livro de regras.
RECOMENDAÇÕES:
a) O árbitro principal deverá fazer antes do início da partida, juntamente
com o seu auxiliar, anotador e cronometrista, um planejamento sobre a
maneira que irão atuar na partida;
b) Os árbitros deverão estar sempre em sintonia com o anotador,
confirmando as sinalizações feitas pelos mesmos, com relação às
faltas cometidas pelos jogadores, cartões aplicados e gols;
c) Os árbitros sempre que possível devem aplicar a lei da vantagem;
d) Os árbitros devem considerar algumas circunstâncias para decidirem se
devem aplicar a vantagem ou interromperem o jogo dependendo da falta,
local onde ocorreu, oportunidade clara de gol ou falta após a quinta;
e) Quando for caso de aplicação de cartão devem paralisar o jogo para
penalizar, caso não seja uma situação clara de gol;
f) Um dos árbitros deve contar os quatro segundos levantando um dos
braços na vertical e que a contagem fique pública, de acordo com a
regra, exceto nos tiros livres diretos que deverá contar mentalmente
para não confundir com tiro livre indireto;
28
g) Quando os árbitros perceberem que por questões táticas o jogador
atrasa o reinicio de jogo, pode iniciar a contagem dos quatro
segundos, mesmo que o jogador não esteja de posse da bola;
h) A lei de vantagem quando aplicada, o árbitro que está no lance deverá
sinalizar com o uso de seus dois braços em um ângulo de 45 graus,
apenas por alguns instantes, e após a paralisação do lance, mandar
marcar uma falta acumulativa para a equipe infratora.

Mais uma Regra importante para Estudar.
Alguma Dúvida coloque em comentários.
Regra Extraída da Confederação Brasileira de Futsal by Miriam Galdi .

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Regras Oficiais de Futsal




REGRA 04 - EQUIPAMENTOS DOS JOGADORES
1- É vedado ao jogador o uso de qualquer objeto reputado pelo árbitro
como perigoso ou nocivo à prática do desporto. O árbitro exigirá a
remoção de qualquer objeto que, a seu critério, possa molestar ou
causar dano ao adversário ou a si próprio. Não poderão usar piercing,
brincos, pulseiras, cordões, colares, anéis ou alianças. Não sendo
obedecido em sua determinação, ordenará a expulsão do mesmo.
2- O equipamento dos jogadores compõe-se de camisa de manga curta,
ou manga comprida, calção curto, meias de cano longo, caneleiras,
tênis confeccionados com lona, pelica ou couro macio, com solado e
revestimento lateral de borracha ou material similar, ficando
terminantemente proibido o uso de camisa sem manga e de sapatos
com solado de couro ou pneu, ou que contenham travas. As caneleiras
deverão estar completamente cobertas pelas meias e serem
confeccionadas em material apropriado que ofereça proteção ao
jogador (borracha, plástico, poliuretano ou material similar).O capitão da
equipe deverá usar uma braçadeira em um dos braços para identificálo.
Os jogadores poderão usar tornozeleiras de qualquer cor, por dentro
das meias e camisas de mangas compridas por baixo das de mangas
curtas, desde que sejam da mesma cor das mangas ou das camisas.
3- Nas costas e na frente das respectivas camisas, obrigatoriamente, serão
colocadas numeração de 1 a 99, sendo vedada a repetição de números
na mesma equipe. Os números das costas terão o tamanho de 15
(quinze) a 20 (vinte) centímetros de altura e os números da frente terão o
tamanho de 8 (oito) a 10 (dez) centímetros de altura. Os calções também
devem ser numerados em uma das pernas. É igualmente obrigatória a
diferenciação entre a cor do número e cor da camisa, visando assegurar
a identificação pelo árbitro e pelo público. Nos jogos internacionais os
números devem ser de 1 a 15, nas camisas e nos calções.
4- Todos os jogadores, inclusive os goleiros, ao entrarem na quadra
devem estar com as camisas por dentro dos calções, porém, durante os
jogos podem usá-las por fora.
5- O goleiro usará uniforme com camisa de cor diferente dos jogadores de
linha de ambas as equipes e árbitros, sendo-lhe permitido, com
exclusividade, para fins de proteção, o uso de calça de agasalho,
também numerada, sem bolso e sem zipper.
21
6- As camisas dos goleiros de uma equipe podem ser da mesma cor das
camisas dos goleiros adversários, o importante é que sejam de cores
diferentes das camisas dos jogadores das duas equipes.
7- Não será permitido o uso de camisas vazadas ou numerações feitas
com esparadrapo ou qualquer outro tipo de fita adesiva.
8- O jogador que não se apresentar devidamente equipado, contrariando
às exigências desta regra, será retirado da quadra de jogo,
temporariamente, somente podendo retornar à disputa da partida com a
autorização do árbitro e no momento em que a bola estiver fora do jogo
e uma vez constatada a regularidade do equipamento. O jogador que
tiver que deixar a quadra de jogo para corrigir o seu equipamento,
deverá fazê-lo pela zona de substituição correspondente a sua equipe.
9- O jogador não pode levantar a camisa para mostrar camisetas
interiores com lemas ou publicidade. Os organizadores da competição
devem repreender verbalmente o jogador e a arbitragem punir com
cartão amarelo.
10- Se os árbitros tiverem que paralisar o jogo para punir o jogador que
não esteja uniformizado, deve ser cobrado um tiro livre indireto contra
sua equipe.
11- Os jogadores podem usar proteções durante os jogos para evitar
lesões, como tornozeleiras, cocheiras, máscaras faciais, etc...desde
que não sejam perigosas para si e adversários.
12- As caneleiras deverão estar completamente cobertas pelas meias e
serem confeccionadas em material apropriado que ofereça proteção ao
jogador (borracha, plástico, puliuretano ou material similar). Os
jogadores poderão usar usar tornozeleiras, independente da cor,
apenas por dentro das meias e, camisas de mangas compridas por
baixo das de mangas curtas, desde que sejam da mesma cós das
mangas ou das camisas.
13- Os jogadores não podem usar ataduras por fora dos meiões e o uso de
esparadrapo por fora dos meiões, para segurar as caneleiras, somente
se for da cor dos mesmos.
14- O jogador que se apresentar na quadra de jogo utilizando sob seu
calção, o short térmico, somente poderá utilizá-lo se for da mesma cor
predominante no calção.
22
DA COMISSÃO TÉCNICA
Os membros da comissão técnica podem permanecer no banco de
reservas usando bermudas desde que tenham uma identificação do clube
(nome ou escudo) ou agasalhos, desde que sejam uniformes dos clubes.
Não será permitido uso de camisas sem mangas, sandálias ou chinelos,
uso de qualquer tipo de aparelho de comunicação (rádio, telefone, etc...)
DOS ÁRBITROS
1- Os árbitros usarão, obrigatoriamente, camisas de manga curta ou longa,
nas cores determinadas e aprovadas por sua entidade, além de
bermudas, meias e tênis preto.
2- Os árbitros utilizarão, sempre que necessário, camisas, bermudas e
meiões de cores distintas dos jogadores, em especial os jogadores de
linha de ambas as equipes, facilitando assim o andamento da partida.
3- Quando em baixas temperaturas poderão usar camisas de manga
longa, calça, cinto, meias e tênis brancos.
4- Os oficiais de arbitragem que usarem uniformes em desacordo com os
previstos nesta regra, não podem usar os distintivos da FIFA e CBFS.
5- Os árbitros não podem usar relógios ou qualquer tipo de jóias.
DOS ANOTADORES E CRONOMETRISTAS
Os anotadores e cronometristas usarão, obrigatoriamente, camisa de manga
curta ou manga longa, nas cores determinadas por sua entidade, além de
bermudas ou calça, cinto, meias e tênis ou sapatos de cor preta.
EQUIPE DE ARBITRAGEM
1- Os oficiais de arbitragem usarão na camisa, à altura do peito e no lado
esquerdo, o distintivo da entidade a que estiverem vinculados.
2- Os árbitros pertencentes ao quadro nacional ou internacional usarão o
distintivo da entidade máxima nacional ou internacional. Os
anotadores/cronometristas pertencentes ao quadro nacional, usarão o
distintivo da entidade máxima nacional.
3- As duplas de arbitragem (árbitro principal e auxiliar) e (cronometrista e
anotador) usarão camisas nas mesmas cores, bermudas ou calças, em
dupla ou quartetos, distintos, de acordo com o previsto em suas
funções, permanecendo inalterados os demais equipamentos.
23
RECOMENDAÇÕES:
a) Os oficiais de arbitragem devem observar se as camisas dos
jogadores possuem número na frente e nas costas;
b) Não permitir que os goleiros titulares, goleiros reservas e goleiros linha,
usem camisas da mesma cor das camisas dos jogadores de linha;
c) Não permitir que os jogadores usem short térmico de cor diferente da
cor predominante dos calções;
d) Não permitir que os jogadores usem brincos, piercing, pulseiras,
cordões, colares, anéis ou qualquer outro objeto que possa oferecer
perigo aos outros jogadores e a si próprio, mesmo que protegidos com
esparadrapo ou similar;
e) Quando qualquer jogador entrar na função de goleiro linha, com a
camisa da mesma cor ou semelhante a de sua equipe ou da equipe
adversária, os árbitros devem paralisar o jogo e advertir,
obrigatoriamente, com cartão amarelo, por estar indevidamente
uniformizado, anulando qualquer vantagem obtida, por infringir a regra;
f) Não deixar de conferir os equipamentos de todos os jogadores antes
do início da partida, no início do 2º período, possíveis tempos
suplementares e durante toda a partida;
g) Não permitir que os jogadores usem caneleiras que na interpretação
do árbitro, não façam a devida proteção do jogador;
h) Quando na comemoração de um gol, o jogador colocar a camisa na
cabeça ou retirar do corpo, os árbitros devem adverti-lo com cartão
amarelo;
i) Se o jogador colocar na cabeça ou retirar a camisa mesmo tendo outra
igual por baixo, deve ser punido da mesma forma:
j) Quando qualquer jogador entrar na função de goleiro linha, não poderá
usar colete ou camisa vazada, deverá usar, obrigatoriamente, uma
camisa de manga curta ou comprida, com o mesmo número que
estava usando anteriormente;
k) Nos calções, incluindo calças de goleiros, é obrigatório o uso de
numeração, devendo ser a mesma das camisas;
l) Não será permitido uso de camisa vazada ou com numeração feita
com esparadrapo ou qualquer tipo de fita adesiva;
24
m) Não permitir que os jogadores usem ataduras e tornozeleiras por fora
dos meiões e nem esparadrapo de cor diferente dos meiões para
segurar as caneleiras;
n) Não permitir que os jogadores usem camisas de mangas longas por
baixo das camisas de mangas curtas que sejam de cores diferentes
das mangas das camisas de mangas curtas;
o) Os jogadores podem se apresentar em quadra, alguns usando
camisas de mangas curtas e outros usando mangas longas, desde que
sejam da mesma cor das mangas das camisas de mangas curtas ou
camisas;
p) O jogador que sair da quadra para arrumar o uniforme somente pode
retornar com autorização de um dos árbitros;
q) Não permitir o uso de tornozeleiras por fora dos meiões, ainda que
sejam da mesma cor dos meiões.

Mais uma Regra Importante para um praticante de Futsal.Qualquer
dúvida coloque-a nos comentários.
Regra extraída da Confederação Brasileira de Futsal by Miriam Galdi

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Regras Oficiais de Futsal



REGRA 03 - NÚMERO DE JOGADORES
1- A partida será disputada entre duas equipes compostas, cada uma, por no
máximo 5 (cinco) jogadores, um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro.
2- É vedado o início de uma partida sem que as equipes tenham no
mínimo 3 (três) jogadores, nem será permitida sua continuação ou
prosseguimento se uma das equipes, ou ambas, ficar reduzida a menos
de 3 (três) jogadores na quadra de jogo.
3- O número máximo de jogadores reservas, para substituições, é de 7
(sete).
4- Será permitido um número indeterminado de substituições, a qualquer
tempo do jogo. A substituição realiza-se quando a bola estiver em jogo
ou fora de jogo, subordinando-se às seguintes condições:
a) O jogador que sai da quadra de jogo, deverá fazê-lo pela linha lateral,
nos 5 (cinco) metros correspondentes ao lado onde se encontra seu
banco de reservas, e no setor chamado zona de substituição e poderá
voltar a qualquer momento;
b) O jogador que entra na quadra de jogo deverá fazê-lo pela mesma linha
da zona de substituição, devendo aguardar em pé, também nos 5
(cinco) metros correspondente ao lado onde se encontra seu banco de
reservas, mas nunca entrar antes do jogador substituído transpor
completamente a linha lateral;
c) A partida não poderá ser interrompida para a substituição de jogador,
salvo em caso de contusão grave por ele sofrida, comprovada pelo
árbitro e confirmada pelo médico ou fisioterapeuta ou, na ausência
deste, pelo massagista ou atendente;
d) Qualquer jogador substituto está submetido a autoridade e jurisdição
dos árbitros, sejam ou não chamado a participar da partida;
e) O jogador só poderá executar o tiro lateral ou de canto, após ter
entrado na quadra, pela zona de substituição;
f) A substituição completa-se quando o substituído deixa totalmente a
quadra de jogo, pela zona de substituição e o substituto entra
totalmente na quadra de jogo, pela mesma zona;
g) Se um jogador do banco de reservas entrar na quadra de jogo e impedir
ou tentar impedir um gol, este deve ser penalizado com cartão
vermelho e o jogo reiniciado com tiro livre indireto, a ser cobrado no
local onde ocorreu a infração, salvo se cometida dentro da sua área
penal, quando a bola será colocada no ponto mais próximo sobre a
linha da área penal.
13
h) Não pode ser feitas substituições durante o pedido de tempo técnico.
Após o sinal informando o término do tempo técnico, os jogadores
devem retornar para dentro da quadra e fazerem as substituições.
5- A troca de posição entre o goleiro e os demais jogadores participantes
da partida poderá ser feita a qualquer momento do jogo, sempre que a
bola esteja fora de jogo. Quando a troca for com jogador do banco de
reservas poderá ser realizada com a bola em jogo ou fora de jogo.
6- A um dos jogadores, de cada equipe, será atribuída a função de
“capitão” cabendo-lhe:
a) Representar durante a partida sua equipe, da qual é ainda o fiador da
boa conduta, exigível, antes, no transcorrer e após o término da
mesma;
b) Fornecer ao anotador, antes do início da partida, os nomes e números
dos jogadores de sua equipe e os integrantes da comissão técnica;
c) Avisar ao anotador e aos árbitros a troca de posição entre o goleiro e o
jogador de linha;
d) Dirigir-se ao árbitro buscando interpretação ou informação essencial,
quando necessário, desde que o faça com respeito e cortesia;
e) Identificar-se como capitão da equipe através do uso de uma
braçadeira colocada em um dos braços e, cabe-lhe determinar o novo
capitão, entregando-lhe a referida braçadeira, quando for expulso ou
tiver que deixar a quadra por uma contusão grave. O Capitão da equipe
não necessita estar na quadra de jogo para o início da partida.
7- No banco destinado aos jogadores reservas, colocados sempre do lado
da defesa das equipes, durante todo o transcorrer da partida somente
poderão permanecer, devidamente sentados ou quando em pé
realizando aquecimento, um máximo de 7 (sete) jogadores substitutos,
devidamente uniformizados, credenciados, identificados e em
condições de participar da partida, além de 5 (cinco) Comissões
Técnicas sendo entre estes, 1 (um) técnico ou treinador, 1 (um) auxiliar
técnico, 1 (um) massagista ou atendente, 1 (um) médico ou 1 (um)
fisioterapeuta e 1 (um) preparador físico, também devidamente
credenciados e identificados. Após o início dos jogos os membros da
comissão técnica e jogadores não podem ser substituídos em súmula.
Os jogadores e membros da comissão técnica, que forem relacionados
em súmula, antes do início da partida, podem chegar a qualquer
momento e participar da mesma. Os jogadores e membros da comissão
técnica, que não forem relacionados antes do inicio da partida, não
poderão participar da mesma.
14
8- O técnico ou treinador e o capitão de ambas as equipes devem,
obrigatoriamente, assinarem a súmula antes do início do jogo, o que
atesta que todos os jogadores e membros da Comissão Técnica de
suas equipes que estão relacionadas em súmula, são exatamente os
que vão participar da partida.
9- Quando se prorroga uma partida para a cobrança de uma penalidade
máxima ou um tiro livre direto sem direito a formação de barreira, a
equipe beneficiada não pode efetuar substituição de jogador e a equipe
infratora pode substituir o goleiro.
10- Somente o Técnico, Treinador ou Auxiliar Técnico poderão dar
instruções a sua equipe, os demais membros da Comissão Técnica e
jogadores no banco de reservas não podem manifestar-se. Quando um
estiver em pé dando instrução o outro tem que estar sentado.
11- Se um jogador que está no banco de reservas entra na quadra de jogo
e chuta a bola ou atinge um jogador adversário, deve ser expulso pelo
árbitro por atitude antidesportiva e o jogo reiniciado com tiro livre
indireto, com a bola sendo colocada onde se encontrava no momento
da paralisação, salvo se estiver dentro da sua área penal, quando será
colocada no ponto mais próximo sobre a linha da área penal.
12- Se um jogador entrar na quadra de jogo de forma irregular e antes que
o árbitro paralise a partida, o mesmo for atingido por jogador
adversário, o árbitro deve tomar as seguintes providências:
a) Advertir com cartão amarelo o jogador que entrou na quadra de jogo de
forma irregular;
b) Expulsar ou advertir, conforme a gravidade da falta, o jogador que
atingiu seu adversário;
c) Penalizar com um tiro livre indireto a equipe do jogador que entrou na
quadra de jogo de forma irregular, com a bola sendo colocada no local
onde se encontrava no momento da paralisação, salvo se esta
encontrava-se dentro da área penal da equipe do infrator, quando a
mesma deverá ser colocada no ponto mais próximo sobre a linha da
área penal.
13- Se um jogador do banco de reservas entra na quadra de jogo e impede
ou tenta impedir um gol, este deve ser penalizado com cartão
vermelho e o jogo reiniciado com tiro livre indireto, com a bola sendo
colocada no local onde se encontrava no momento da paralisação.

Se Você tiver alguma dúvida, coloque-a nos comentários.
Texto extraído das Regras Oficiais da Confederação 
Brasileira de Futsal. By  Miriam Galdi .

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Equipe Pré-mirim Firmino 2011


A Equipe Pré-mirim da E E Prof Antonio Firmino de Proença está treinando para a Olimpíada Colegial da  Região Centro  , em Novembro de 2011.
A Equipe toda está treinando com muita determinação e garra ,esperando conseguir um excelente resultado
Boa Sorte Firmino! 

Equipe Sub 13 Firmino 2011


A Equipe Sub 13 da E E Prof Antonio Firmino de Proença irá participar da Copa Diário de São Paulo
em Setembro de 2011 no Ginásio do Ibirapuera. Esperamos conseguir um excelente resultado ,pois a equipe
toda está treinando com muita determinação e garra
Boa Sorte Firmino! 

Regras Oficiais de Futsal



REGRA 02 - A BOLA
1- A bola será esférica. O invólucro será de couro macio ou de outro
material aprovado. Em sua confecção é vedado o uso de material que
possa oferecer perigo ou dano aos jogadores.
2- Para as categorias Adultas, Sub-20, Sub-17 e Sub-15, masculinas e
femininas, a bola em sua circunferência terá no mínimo 62 (sessenta e
dois) centímetros e no máximo 64 (sessenta e quatro) centímetros. Seu
peso terá no mínimo 400 (quatrocentos) gramas e no máximo 440
(quatrocentos e quarenta) gramas.
3- Para a categoria Sub-13, masculina e feminina, a bola em sua
circunferência terá no mínimo 55 (cinqüenta e cinco) centímetros e no
máximo 59 (cinqüenta e nove) centímetros. Seu peso terá no mínimo
350 (trezentos e cinqüenta) gramas e no máximo 380 (trezentos e
oitenta) gramas.
4- Para as categorias Sub-11 e Sub-9, masculinas e femininas, a bola em
sua circunferência terá no mínimo 50 (cinqüenta) centímetros e no
máximo 55 (cinqüenta e cinco) centímetros. Seu peso terá no mínimo
300 (trezentos) gramas e no máximo 330 (trezentos e trinta) gramas.
5- Para as categorias com faixa de idade inferior ao Sub-9, masculinas e
femininas, a bola em sua circunferência terá no mínimo 40 (quarenta)
centímetros e no máximo 43 (quarenta e três) centímetros. Seu peso
terá no mínimo 250 (duzentos e cinqüenta) gramas e no máximo 280
(duzentos e oitenta) gramas.
6- A bola somente poderá ser trocada, durante a partida, com a
autorização dos árbitros.
7- O local destinado ao representante, ao anotador e cronometrista deverá
contar com bolas de reserva em número suficiente e em plenas
condições de serem utilizadas.
8- Se durante a partida outra bola cair dentro da quadra, deverá ser
considerada como um elemento estranho, mas a partida só deve ser
paralisada se interferir no jogo. Se a partida for paralisada, deverá ser
reiniciada com bola ao chão no local onde se encontrava no momento
da paralisação.
11
DECISÕES:
1. A bola deverá estar calibrada conforme especificação do fabricante,
entre 6 e 9 libras. Quando largadas a uma altura de 2 (dois) metros
deverá subir a uma altura de 50 a 65 centímetros.
2. Em partidas de competições da FIFA a aprovação do uso das bolas
estará sujeito a que tenham estampada uma das três referências: “FIFA
Aproved, “FIFA Inspected” ou “International Matchball Standard”.
RECOMENDAÇÕES:
a) Os árbitros deverão examinar a pressão da bola do jogo e de todas as
bolas reservas, se estão de acordo com a especificação do fabricante
e se estão em condições de jogo, antes do início da partida, evitando
paralisações desnecessárias para troca de bola;
b) O cronometrista deverá calibrar a bola do jogo e todas as bolas
reservas, deixando-as em condições de jogo.
c) Os árbitros nunca poderão dar bola ao chão dentro da área penal.

Mais uma Regra importante para ser estudada,caso tenham alguma dúvida
é só colocar nos comentários. By Profa Miriam Galdi .
Texto extraído das Regras Oficiais da Confederação Brasileira de Futsal. 

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Regras do Futsal -Confederação Brasileira de Futsal

REGRA 01 - QUADRA DE JOGO
1- DIMENSÕES
A quadra de jogo será um retângulo tendo um comprimento mínimo de 25
metros e máximo de 42 metros e a largura mínima de 16 metros e máxima
de 25 metros.
a) Para os Certames Nacionais nas categorias Adulta e Sub-20,
masculinas, a quadra de jogo terá medidas de no mínimo 38 metros de
comprimento por 18 metros de largura, com área de escape de no
mínimo 1,5 metros. Para as Ligas Futsal masculina e feminina, as
medidas da quadra de jogo, excepcionalmente, poderão ser definidas
em reunião entre clubes participantes e organização, constando,
obrigatoriamente, nos regulamentos das competições;
b) Para os Certames Nacionais nas categorias Adulta, Sub-20, Sub-17 e
Sub-15 femininas, bem como nas categorias Sub-17 e Sub-15
masculinas, a quadra de jogo terá medidas de no mínimo 36 metros de
comprimento por 18 metros de largura, com área de escape de no
mínimo 1,5 metros;
c) Para as competições estaduais, as dimensões das quadras, poderão
ser regulamentadas pelas Federações locais;
d) As quadras devem possuir, obrigatoriamente, em perfeitas condições
de uso e visibilidade para o público, jogadores, membros da comissão
técnica e para a equipe de arbitragem, placar ou mostrador, onde
serão fixados ou indicados os tentos da partida e o cronômetro
eletrônico para controle do tempo de jogo.
2- PARTIDAS INTERNACIONAIS
Para as partidas internacionais a quadra de jogo deverá ter um
comprimento mínimo de 38 metros e máximo de 42 metros e ter a largura
mínima de 20 metros e a máxima de 25 metros.
3- MARCAÇÃO DA QUADRA
Todas as linhas demarcatórias da quadra deverão ser bem visíveis, com 8
(oito) centímetros de largura e pertencem as zonas que demarcam.
a) As linhas limítrofes de maior comprimento denominam-se linhas
laterais e as de menor comprimento linhas de meta;
6
b) Na metade da quadra será traçada uma linha divisória, de uma
extremidade a outra das linhas laterais, eqüidistantes às linhas de
meta;
c) As linhas demarcatórias da quadra, na lateral e no fundo, deverão estar
afastadas no mínimo 1(um) metro de qualquer obstáculo (redes de
proteção, telas, placas de propagandas, grades ou paredes);
d) O centro da quadra será demarcado por um pequeno círculo com 10
(dez) centímetros de raio, situado no meio da linha divisória;
e) Ao redor do pequeno círculo será fixado o círculo central da quadra com
um raio de 3 (três) metros.
4- ÁREA PENAL
A área penal, situada em ambas as extremidades da superfície de jogo,
será demarcada da seguinte forma:
A 6 (seis) metros de distância de cada poste de meta, parte externa,
haverá um semicírculo perpendicular à linha de meta que se estenderá ao
interior da quadra com um raio de 6 (seis) metros. A parte superior deste
semicírculo será uma linha reta de 3,16 metros, paralela a linha de meta,
entre os postes. A superfície dentro deste semicírculo denomina-se área
penal. A linha curva que marca o limite exterior da área penal denomina-se
como linha da área penal e faz parte da área.
5- PENALIDADE MÁXIMA
A distância de 6 (seis) metros do ponto central da meta, medida por uma
linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta e assinalada por um
pequeno círculo de 10 (dez) centímetros de raio, será marcado o
respectivo local para a cobrança da penalidade máxima.
À distância de 5 (cinco) metros da marca do tiro livre para a direita e para a
esquerda, serão feitas marcas, para sinalizar a distância mínima que os
jogadores podem ficar na cobrança dos tiros livres dos 10 (dez) metros. A
largura dessas marcas é de 8 (oito) centímetros.
6- TIRO LIVRE SEM BARREIRA
A distância de 10 (dez) metros do ponto central da meta, medida por uma
linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta, serão marcados
retângulos de 10 (dez) por 8 (oito) centímetros, de onde serão cobrados os
tiros livres sem barreira.
7
7- TIRO DE CANTO
Nos quatro cantos da quadra, no encontro das linhas laterais com as linhas
de meta serão demarcados 1/4 (um quarto) de círculo com 25 centímetros
de raio, de onde serão cobrados os tiros de canto. O raio de 25
centímetros partirá do vértice externo do ângulo formado pelas linhas
lateral e de meta até o extremo externo da nova linha.
8- ZONA DE SUBSTITUIÇÕES E ÁREA TÉCNICA
1. É o espaço determinado na linha lateral , do lado onde se encontra a
mesa de anotações e cronometragem, iniciando-se a uma distância de 5
(cinco) metros para cada lado, partindo da linha divisória do meio da
quadra, onde inicia a zona de substituição. Para cada zona haverá um
espaço de 5 (cinco) metros, localizado em frente ao banco de reservas das
equipes, identificados com linhas de 80 (oitenta) centímetros por 8 (oito)
centímetros de largura, ficando 40 (quarenta) centímetros no interior da
quadra e 40 (quarenta) centímetros para fora da quadra. Este espaço de 5
(cinco) metros situado entre estas linhas de 80 (oitenta) centímetros os
jogadores deverão entrar e sair da quadra por ocasião das substituições. O
espaço a frente da mesa do anotador e cronometrista com 5 (cinco) metros
de cada lado da linha divisória do meio da quadra deverão permanecer
livres.
2. A área técnica deverá ser marcada junto à zona de substituições, a uma
distância de 0,75 (setenta e cinco) centímetros da linha lateral, no mesmo
alinhamento do início da zona de substituições e terminando 1 (um) metro
após o término da zona de substituições, fechando até o alinhamento dos
bancos de reservas, onde o técnico ou treinador poderá permanecer em
pé e passar as instruções para sua equipe.
9- METAS
As metas serão colocadas no centro de cada linha de meta. Serão
formadas por dois postes verticais separados em 3 (três) metros entre eles
(medida interior) e ligados por um travessão horizontal cuja medida livre
interior estará a 2 (dois) metros do solo.
a) A largura e espessura dos postes e do travessão serão de 8 (oito)
centímetros e quando roliços terão o diâmetro de 8 (oito) centímetros;
b) Os postes e travessão, poderão ser confeccionados em madeira,
plástico, ferro ou material similar e pintados em cores contrastantes
com a quadra de jogo;
8
c) Serão colocadas redes por trás das metas e obrigatoriamente presas
aos postes, travessão e aos suportes de sustentação junto ao solo.
Deverão estar convenientemente sustentadas e colocadas de modo a
não perturbar ou dificultar a ação do goleiro. As redes serão de corda
ou náilon, em material resistente e malhas de pequena abertura para
não permitir a passagem da bola;
d) A profundidade da meta ficará na parte externa da superfície de jogo,
sendo no mínimo 80 centímetros na parte superior e de 100
centímetros ao nível do solo.
10- SEGURANÇA
As metas podem ser portáteis, mas devem ser, preferencialmente, fixadas
firmemente ao solo durante as partidas, de maneira que não caiam sobre
os jogadores.
11 - SUPERFÍCIES DE JOGO
A superfície de jogo deverá ser lisa, estar livre de asperezas e não ser
abrasiva. O seu piso será construído de madeira, material sintético ou
cimento, rigorosamente nivelado, sem declives, nem depressões,
prevenindo escorregões e acidentes.
12 - DECISÕES
1. Perpendiculares as linhas de meta e para fora da superfície de jogo,
deverá ser feita uma marca com largura de 8 (oito) centímetros e
comprimento de 10 (dez) centímetros, a uma distância de 5 (cinco)
metros da união da parte externa das linhas laterais com as linhas de
meta, para regular a distância que os jogadores devem permanecer
por ocasião da cobrança dos tiros de canto e laterais. Os jogadores
não necessitam ficar a 5 (cinco) metros da linha lateral, mas devem
ficar a uma distância de 5 (cinco) metros da bola.
2. Os bancos de reservas das equipes situam-se atrás da linha lateral,
imediatamente na continuação da área livre, situada ao lado da mesa
de anotações, ficando cada equipe no banco situado em sua quadra
de defesa, onde serão realizadas as suas substituições.
RECOMENDAÇÕES:
a) Os árbitros ao entrarem na quadra, devem conferir se todas as
marcações estão corretas e se não estiverem, solicitar a imediata
correção e registrar em relatório as incorreções;
b) Verificar as condições das redes das metas e redes de proteção em
volta da quadra de jogo;
9
c) Não será permitido que o Massagista ou Atendente, Médico ou
Fisioterapeuta e Preparador Físico permaneçam em pé durante a
partida, quando não estiverem executando suas respectivas funções.
Também não será permitido qualquer tipo de manifestação durante a
partida;
d) Os jogadores reservas devem permanecer sentados em seus
respectivos bancos de reservas ou em aquecimento nos locais
apropriados e determinados pelos árbitros;
e) Cada equipe deve permanecer no banco de reservas correspondente
a sua meia quadra de defesa, onde serão feitas as suas substituições;
f) Não serão permitidas marcações na quadra de jogo que não estão
previstas.

A cada Semana postarei uma Regra específica de acordo com a Confederação Brasileira de Futsal.Qualquer dúvida a respeito da Regra 1,entre nos comentários e pergunte. Profa Miriam Galdi