quinta-feira, 26 de abril de 2012



LONDRES 2012


Conheça o caminho do futebol brasileiro em busca do ouro em Londres 2012
24.04.2012 :: 10h45



Os caminhos das Seleções Brasileiras de Futebol em busca da inédita medalha de ouro olímpica foram traçados nesta terça-feira em evento realizado no Estádio de Wembley. O sorteio do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos Londres 2012 pôs o Brasil como cabeça de chave tanto no masculino quanto no feminino. Entre os homens, no Grupo C, o Brasil enfrenta Egito, Bielorússia e Nova Zelândia. Já entre as mulheres, no Grupo A, os adversários são Grã-Bretanha, Nova Zelândia e Camarões.

A Seleção masculina estreia no dia 26 de julho contra o Egito, em Cardiff, no País de Gales. No dia 29 de julho, o adversário será a Bielorrússia, no Estádio Old Trafford, em Manchester. N último jogo da fase de classificação será contra a Nova Zelândia no dia 1 de agosto, em Newcastle.

A feminina estreia contra Camarões, no dia 25 de julho, em Cardiff. Depois, no dia 28, a adversária será a Nova Zelândia, na mesma cidade. A última rodada da primeira fase será contra a Grã-Bretanha no estádio de Wembley, em Londres, dia 31 de julho.

José Maria Marin, presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista e membro do Comitê Executivo da FIFA, e Guilherme Ribeiro, administrador da Seleção Brasileira, foram os representantes da entidade no sorteio, conduzido pelo pentacampeão do mundo Ronaldo e pelo secretário-geral da FIFA, Jérome Valcke.

O sorteio foi realizado no salão Bobby Moore do Estádio de Wembley, que será também o cenário das finais do futebol masculino e feminino.


Veja a formação dos grupos

Futebol Masculino

Grupo A
Grã-Bretanha, Senegal, Emirados Árabes Unidos e Uruguai

Grupo B
México, Coreia do Sul, Gabão e Suíça

Grupo C
Brasil, Egito, Bielorússia e Nova Zelândia

Grupo D
Espanha, Japão, Honduras e Marrocos

Futebol Feminino

Grupo A
Grã-Bretanha, Nova Zelândia e Camarões

Grupo B
Japão, Canadá, Suécia e África do Sul

Grupo C
Estados Unidos, França, Colômbia e Coreia do Nort


OLIMPÍADAS ESCOLARES


COB realiza Seminário de Candidatura à Cidade Sede das Olimpíadas Escolares 2014
26.04.2012 :: 18h19



O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) iniciou, nesta quinta-feira, dia 26, o processo de candidatura para as Olimpíadas Escolares 2014 com a realização de um seminário, no Rio de Janeiro, para as cidades interessadas em organizar a maior competição esportiva estudantil do país. Representantes de 19 cidades de 17 estados do Brasil estiveram presentes ao encontro, realizado na sede do COB, que detalhou todo processo de candidatura para a competição.

"Estamos profundamente honrados com a presença de representantes de estados e municípios neste seminário de candidatura. Adotamos este sistema seguindo o mesmo modelo que o Comitê Olímpico Internacional utiliza para as candidaturas olímpicas, o que nos dá conforto de que teremos um alto padrão de organização. As Olimpíadas Escolares têm alcançado um enorme sucesso internacional, com reconhecimento tanto na área de estrutura, quanto na revelação de talentos", declarou Nuzman.

As cidades interessadas devem manifestar oficialmente o interesse até o próximo dia 4 e, assim, receberem o Caderno de Encargos e o Questionário de Candidatura. Estes documentos devem ser preenchidos e entregues ao COB, juntamente com uma carta do prefeito da cidade ou governador do estado, até o dia 31 de maio. O processo de candidatura vale para as duas etapas da competição, para alunos de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

O gerente-geral de Juventude e Infraestrutura do COB, Edgar Hubner, detalhou o projeto das Olimpíadas Escolares aos representantes das cidades e estados, através de números que comprovam a abrangência do projeto. Além dos números, o COB apresentou temas como impacto financeiro e legado esportivo, além de outros aspectos positivos do projeto. "A organização das Olimpíadas Escolares é uma oportunidade única para as cidades investirem no desenvolvimento esportivo do país através da escola. Também é uma chance das cidades avaliarem suas instalações esportivas, implantarem programas de sustentabilidade e acessibilidade. A competição tem impactos significativos para as cidades e exige vontade política, boa rede hoteleira e instalações esportivas adequadas", explicou Edgar Hubner.

O seminário contou ainda com apresentações do gerente de política e operações esportivas do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Rodrigo Garcia, e do chefe de produção da TV Globo, Armando Freitas.

Em 2012, as Olimpíadas Escolares serão realizadas em Poços de Caldas (MG) e Cuiabá (MT). Para 2013, já estão escolhidas como sedes as cidades de Natal (RN) e Belém (PA