sexta-feira, 22 de junho de 2012


09:39

Gigantes anéis olímpicos no aeroporto de Heathrow para acolher visitantes para Londres 2012

Anéis olímpicos gigantes foram revelados no aeroporto de Heathrow, o aeroporto de sede dos Jogos, para ajudar a fornecer um visual espetacular de boas-vindas aos atletas e visitantes durante Londres 2012.
Gigante Olympic Rings em Heathrow
Um evento especial foi realizada para desvendar os Anéis no Aeroporto Anfitrião de Londres 2012.
Os anéis de alumínio, que medem 12 metros de largura, foram instalados no Terminal 5 chegadas internacionais e será visto por pelo menos dois milhões de passageiros que viajam através de Heathrow. Eles foram lançadas oficialmente em um evento especial hoje com a participação de atleta olímpico Mark Foster, com entretenimento fornecidas pela Banda da Guarda Irlandesa. Mark Foster disse: "Eu sei em primeira mão a excitação nervosa que todo atleta sente quando chegam para os Jogos Olímpicos. A atmosfera é eletrizante e muitas vezes o aeroporto é a primeira vez que vemos os fãs e realmente sentir o zumbido especial das próximas semanas. "Os Anéis vai criar um enorme sentimento de excitação e ser uma grande parte das boas-vindas para todos que a viagem Terminal.





Os anéis olímpicos são um dos logos mais famosos do mundo, representando a união dos cinco continentes eo encontro dos atletas de todo o mundo nos Jogos Olímpicos
COB celebra Dia Olímpico em São José do Rio Preto (SP) e no Rio de Janeiro com a presença de atletas olímpicos
22.06.2012 :: 14h55



O mundo inteiro celebra o Dia Olímpico neste sábado, dia 23 de junho, aniversário da fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI). Para festejar esta data especial, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) levará atividades comemorativas a mais duas cidades do país. Em São José do Rio Preto (SP), acontece a tradicional Corrida do Dia Olímpico, que reunirá mais de 2 mil competidores no domingo, dia 24, a partir das 9hs. O medalhista olímpico André Domingos, será o embaixador da prova, dando a largada e premiando os vencedores. Já o Rio de Janeiro recebe as últimas atividades da Semana Olímpica, evento que rodou as cinco regiões do país. De terça a quinta-feira, 26 a 28 de junho, o Parque Aquático Maria Lenk será palco de debates com atletas olímpicos, teatros de bonecos e clínicas esportivas.

"Este ano, as comemorações do Dia Olímpico e da Semana Olímpica têm um significado especial, já que estamos às vésperas do início do maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos. Este conjunto de atividades da Semana Olímpica tem o objetivo de demonstrar o papel transformador do esporte na vida das crianças e jovens do Brasil. É importante propagarmos o teor educacional do esporte, seu poder de integrar, incluir e mobilizar as pessoas a partir da prática e dos valores do esporte. O Ideal Olímpico está diretamente ligado aos valores éticos do homem em prol de uma sociedade mais justa e solidária", afirma o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

Além do Rio de Janeiro e São José do Rio Preto, este ano o COB realizou atividades comemorativas da Semana Olímpica no Espírito Santo, Goiânia, Amapá, Rio Grande do Sul e Bahia.

Semana Olímpica

O Dia Olímpico foi celebrado pela primeira vez em 1948, no dia 23 de junho, data que marca a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo Barão Pierre de Cubertin, em 1894. No Brasil, a data coincide com o Dia Nacional do Esporte.

Realizada desde 1998 no Brasil, a Semana Olímpica tem como objetivo difundir os ideais olímpicos, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e saudável, bem como solidificar seus norteadores fundamentais: esporte, cultura e educação.


Programação da Semana Olímpica 2012:

Corrida do Dia Olímpico - 24 de junho - parceria com o SESC

Local: São José do Rio Preto
Horário: 9hs
André Domingos (atletismo) participando de um bate papo aberto para qualquer público no SESC, no dia 23 (sábado) na parte da tarde, e no dia 24 (domingo) ele participará da Corrida dando a largada e fazendo a premiação. A previsão de participantes são 2.000 pessoas.

Rio de Janeiro - de 26 a 28 de junho - parceria com o SESI

Local: Parque Aquático Maria Lenk
Horário: 14hs às 18hs

Clínicas Esportivas: Esgrima, Remo, Hóquei s/Grama, Tênis de Mesa, Lutas e Tiro com Arco.

Público: 100 crianças do projeto SESI, por dia.
Ações Culturais e Educativas: Apresentações de vídeos do acervo do Comitê Olímpico Internacional (somente dia 27), Teatro de Bonecos (somente 26 e 28) e Bate Papo com Atletas Olímpicos:


- Dia 26 de junho: Antoine Jaoude - Lutas
- Dia 27 de junho: Joice Silva - Lutas
- Dia 28 de junho: Cassius Duran - Saltos Ornamenta
i

quarta-feira, 13 de junho de 2012




Interligados sobre um fundo branco, nas cores azul, amarela, preta, verde e vermelha, os aros olímpicos foram idealizados em 1914 pelo Barão Pierre de Coubertin. Eles representam a união dos cinco continentes e pelo menos uma de suas cinco cores está presente na bandeira de cada um dos Comitês Olímpicos Nacionais vinculados ao COI. É a principal representação gráfica dos Jogos Olímpicos e a marca do próprio Comitê Olímpico Internacional. O símbolo do Comitê Olímpico Brasileiro une os aros olímpicos a uma representação da bandeira do Brasil. Os aros interligados simbolizam também o encontro dos atletas de todo o mundo durante os Jogos Olímpicos.



Citius, Altius, Fortius significa, em latim, "o mais rápido, o mais alto, o mais forte". Essa citação, criada pelo Padre Didon, amigo do Barão Pierre de Coubertin, serve como lema do ideal olímpico e resume a postura que um atleta precisa ter para alcançar seus objetivos. Sua essência está na superação dos limites. Ou seja, mais importante do que terminar em primeiro lugar é explorar o próprio potencial, dar o melhor de si e considerar isso uma vitória.



É o elo entre os Jogos da Antiguidade e os Jogos da Era Moderna. A chama é acesa em Olímpia, na Grécia, onde se inicia o revezamento da Tocha, que passa por várias cidades no mundo até chegar à cidade-sede. O fogo sagrado, tido como elemento purificador, anuncia o começo dos Jogos e convoca o mundo a celebrá-los em paz. A Tocha é transportada por atletas e cidadãos comuns até o local da cerimônia de abertura, quando a chama acende a Pira, no Estádio Olímpico, onde será apagada na cerimônia de encerramento. A cada edição, a cidade-sede cria a sua própria Tocha, que ganha novos desenhos e formas.



Compromisso solene feito em público, o juramento olímpico acontece desde os Jogos de Antuérpia 1920. O texto foi modificado nos Jogos de Sidney 2000, quando passou a ter uma referência ao desejo de competir sem recorrer às drogas. O atual juramento, apresentado durante a cerimônia de abertura, é o seguinte: "Em nome de todos os competidores, prometo participar destes Jogos Olímpicos, respeitando e cumprindo com as normas que o regem, me comprometendo com um esporte sem doping e sem drogas, no verdadeiro espírito esportivo, pela glória do esporte em honra às nossas equipes".



Criado na Grécia em 1896 pelo compositor Spirou Samara, com letra do músico Cositis Palamas, o Hino Olímpico foi adotado pelo COI em 1958. É executado em todas as cerimônias olímpicas oficiais, enquanto a bandeira olímpica é hasteada.

Jogos Olímpicos
Sobre os Jogos

Competição entre os melhores atletas do mundo, confraternização entre os povos e, acima de tudo, a grande festa do esporte. Os Jogos Olímpicos são um dos mais importantes eventos do planeta, mobilizando populações de centenas de países e emocionando a todos com vitórias, recordes e histórias de superação. De quatro em quatro anos, uma cidade do mundo tem o privilégio de sediar os Jogos. Nela, competidores e torcedores se misturam e, durante pouco mais de duas semanas, ajudam a preservar e fortalecer o espírito olímpico.

Os primeiros registros oficiais da existência dos Jogos Olímpicos datam de 776 a.C. Eles eram uma homenagem a Zeus - maior divindade segundo a mitologia grega - e tinham o poder de interromper guerras, batalhas e combates. A vitória nos Jogos Olímpicos consagrava o atleta e proporcionava glória também à sua cidade de origem. A celebração dos Jogos Olímpicos durou até o ano de 394 d.C., quando, por questões religiosas, foi banida pelo imperador romano Teodósio.

Seu renascimento só aconteceu cerca de 1500 anos depois, graças aos esforços de um pedagogo e esportista francês, o barão Pierre de Coubertin, que viu no esporte e nos ideais olímpicos gregos uma fonte de inspiração para o aperfeiçoamento do ser humano. Os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna ocorreram em Atenas, no ano de 1896. Estava criada também a concepção moderna do Olimpismo, filosofia que sintetiza a relação amigável entre as pessoas de diferentes países a partir do esporte.

Em 1924, foram criados também os Jogos Olímpicos de Inverno, realizados a cada quatro anos, no mesmo ano dos Jogos Olímpicos tradicionais. De 1994 para cá, passaram a acontecer de forma alternada. Outra importante inovação foi o surgimento dos Jogos Paraolímpicos, em que competem atletas com deficiências. A inspiração veio de 1948, quando Sir Ludwig Guttmann organizou, em Londres, uma competição envolvendo veteranos da II Guerra Mundial. Doze anos depois, a cidade de Roma recebia 400 atletas nos primeiros Jogos Paraolímpicos da história. Desde então, outras 12 edições do evento foram realizadas - a mais recente em Pequim 2008. Atualmente, há também os Jogos Paraolímpicos de Inverno.



Clique para saber mais sobre as edições dos Jogos Olímpicos abaixo:

Clique para conhecer mais
Pequim 2008
Clique para conhecer mais
Atenas 2004
Clique para conhecer mais
Sidney 2000
Clique para conhecer mais
Atlanta 1996

Clique para conhecer mais
Barcelona 1992
Clique para conhecer mais
Seul 1988
Clique para conhecer mais
Los Angeles 1984
Clique para conhecer mais
Moscou 1980

Clique para conhecer mais
Montreal 1976
Clique para conhecer mais
Munique 1972
Clique para conhecer mais
México 1968
Clique para conhecer mais
Tóquio 1964

Clique para conhecer mais
Roma 1960
Clique para conhecer mais
Melbourne 1956
Clique para conhecer mais
Helsinque 1952
Clique para conhecer mais
Londres 1948

Clique para conhecer mais
Berlim 1936
Clique para conhecer mais
Los Angeles 1932
Clique para conhecer mais
Amsterdan 1928
Clique para conhecer mais
Paris 1924

Clique para conhecer mais
Antuérpia 1920
Clique para conhecer mais
Estocolmo 1912
Clique para conhecer mais
Londres 1908
Clique para conhecer mais
Saint Louis 1904

Clique para conhecer mais
Paris 1900
Clique para conhecer mais
Atenas 1896


LONDRES 2012


Lista atualizada do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Londres 2012
13.06.2012 :: 16h00



O Time Brasil, neste momento, conta com 233 vagas em 30 modalidades para os Jogos Olímpicos Londres 2012. Confira aqui as vagas por modalidade e, em alguns casos, os nomes dos atletas já confirmados.

Confira a lista completa do Time Brasil em Londres:

ATLETISMO (22 atletas)

MASCULINO

200m - Bruno Lins - Local de nascimento: Maceió (AL) - Data de nascimento: 07/01/1987 - Atleta classificado até o 10º lugar no Ranking Mundial da IAAF de 2011

200m - Aldemir Gomes - Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ) - Data de nascimento: 08/06/1992 - índice conquistado no torneio da FPA, em São Paulo, em abril de 2012 (20s42)

200m - Sandro Viana - Local de nascimento: Manaus (AM) - Data de nascimento: 26/03/1977 - índice conquistado no torneio da FPA, em São Paulo, em abril de 2012 (20s43)

800m - Fabiano Peçanha - Local de nascimento: Cruz Alta (RS) - Data de nascimento: 06/06/1982 - índice conquistado em maio de 2012, na Copa Rio Grande do Sul de Atletismo, com o tempo de 1m45s31

800m - Kleberson Davide - Local de nascimento: Conchal (SP) - Data de nascimento: 20/07/1985 - Índice conquistado no Torneio FPA Adulto, em São Paulo (SP), em junho de 2012, com o tempo de 1m45s32

Lançamento do disco - Ronald Julião - Local de nascimento: Caieiras (SP) - Data de nascimento: 16/06/1985 - índice A conquistado no GP Brasil de Atletismo (65,41 m), no Rio de Janeiro, em maio de 2012.

Maratona - Marilson dos Santos - Local de nascimento: Brasília (DF) - Data de nascimento: 06/08/1977 - atleta classificados até o 30º lugar no Ranking Mundial da IAAF de 2011

Maratona - Paulo Roberto de Almeida Paula - Local de nascimento: Pacaembu (SP) - Data de nascimento: 08/07/1979 - índice conquistado na Maratona de Padova, em abril de 2012 (2h10m23s) | Paulo já havia conquistado o índice na Maratona de Amsterdam, em outubro de 2011 (2h13min15s)

Maratona - Franck Caldeira - Local de nascimento: Sete Lagoas (MG) - Data de nascimento: 06/02/1983 - índice conquistado na Maratona de Milão, em abril de 2012 (2h12min03s)

Salto com vara - Fábio Gomes da Silva - Local de nascimento: Campinas (SP) - Data de nascimento: 04/08/1983 - Atleta classificado até o 10º lugar no Ranking Mundial da IAAF de 2011


Salto em altura - Guilherme Cobbo - Local de nascimento: Urai (PR) - Data de nascimento: 01/10/1987 - Índice conquistado no Torneio FPA Adulto, em São Paulo (SP), em junho de 2012 (2m28)

Salto em distância - Mauro Vinícius da Silva - Local de nascimento: Presidente Prudente (SP) - Data de nascimento: 26 de dezembro de 1986 - Atleta classificado até o 10º lugar no Ranking Mundial da IAAF de 2011

Salto triplo - Jonathan Henrique Silva - Local de nascimento: Varginha (MG) - Data de nascimento - 21/07/1991 - índice conquistado no Torneio FPA Juvenil e Adulto, em São Paulo (SP), em abril de 2012 (17m39).


FEMININO

100m - Rosângela Santos - Local de Nascimento: Boston (EUA) - Data de nascimento: 20/12/1990 - índice conquistado no GP Brasil de Atletismo (11.21s), no Rio de Janeiro, em maio de 2012.

200m - Ana Cláudia Lemos - Local de nascimento: Jaguaretama (CE) - Data de nascimento: 06/11/1988 - Atleta classificado até o 10º lugar no Ranking Mundial da IAAF de 2011

Arremesso de peso - Geisa Arcanjo - Local de nascimento: São Roque (SP) - Data de nascimento: 19/09/1991 - Índice conquista no Campeonato Íbero-americano, na Venezuela, em junho de 2012 (18,84m)

*Lançamento do dardo - Laila Ferrer. Local de nascimento: Paracatuba (CE). Data de Nascimento: 31/07/1982 - índice B conquistado no GP Brasil de Atletismo (60,21m), no Rio de Janeiro, em maio de 2012.

Lançamento do disco - Andressa Oliveira de Morais - Local de nascimento: João Pessoa (PB) - Data de nascimento: 21/12/1990 - índice conquistado no Campeonato Estadual de São Paulo de Atletismo (62,63m), em maio de 2012. Ratificado em junho de 2012, na Venezuela, com 64,21m.


Maratona - Adriana Aparecida da Silva - Local de nascimento: Cruzeiro (SP) - Data de nascimento: 22/07/1981 - índice conquistado na Maratona de Tóquio, em fevereiro de 2012 (2h29min17)

Salto com vara - Fabiana Murer - Local de nascimento: Campinas (SP) - Data de nascimento: 16/03/1981 - Atleta classificado até o 10º lugar no Ranking Mundial da IAAF de 2011

Salto em distância - Maurren Maggi - Local de nascimento: São Carlos (SP) - Data de nascimento: 25/06/1976 - Atleta classificado até o 10º lugar no Ranking Mundial da IAAF de 2011

Salto triplo - Keila Costa - Local de nascimento: Recife (PE) - Data de nascimento: 06/02/1983 - índice A conquistado no Meeting IAAF Liga Diamante 2012 (14,31m), em Doha, no Qatar, em maio de 2012.

OBS*: Com a marca (índice B), apenas um atleta poderá ser inscrito pelo país. O índice A permite a inscrição de até três representantes.

BASQUETE (24 atletas)

FEMININO - Equipe classificada no Torneio Pré-Olímpico de Neiva, na Colômbia, em outubro de 2011.

MASCULINO - Equipe classificada na Copa América, seletiva continental, em setembro de 2011 em Mar Del Plata, ARG

BOXE (9 atletas)

FEMININO

Adriana Araújo (-60kg) - Local de nascimento: Salvador (BA) - Data de nascimento: 04/11/1981 - Classificada no Mundial de Qinhunangdao (China), em maio de 2012.

Roseli Feitosa (-75kg) - Local de nascimento: São Paulo (SP) - Data de nascimento: 15/03/1989 - Classificada no Mundial de Qinhunangdao (China), em maio de 2012.

MASCULINO

Everton Lopes (-64kg) - Local de nascimento: Salvador (BA) - Data de nascimento: 08/08/1988 - Classificado no Mundial de Baku (Azerbaijão), em outubro de 2011

Esquiva Falcão (-75kg) - Local de nascimento: Vitória (ES) - Data de nascimento: 02 de dezembro de 1989 - Classificado no Mundial de Baku (Azerbaijão), em outubro de 2011

Julião Neto (-52kg) - Local de nascimento: Belém (PA) - Data de nascimento: 16/08/1981 - Classificado no Pré-Olímpico do Rio de Janeiro, em maio de 2012.

Myke Carvalho (-69kg) - Local de nascimento: Belém (PA) - Data de nascimento: 28/10/1983 - Classificado no Pré-Olímpico do Rio de Janeiro, em maio de 2012.

Robenílson Jesus (-56kg) - Local de nascimento: Salvador (BA) - Data de nascimento: 25/09/1987 - Classificado no Pré-Olímpico do Rio de Janeiro, em maio de 2012.

Róbson Conceição (-60kg) - Local de nascimento: Salvador (BA) - Data de nascimento: 25/10/1988 - Classificado no Mundial de Baku (Azerbaijão), em outubro de 2011

Yamaguchi Falcão (-81kg) - Local de nascimento: São Mateus (ES) - Data de nascimento: 24/12/1987 - Classificado no Pré-Olímpico do Rio de Janeiro, em maio de 2012.

CANOAGEM SLALOM (1 atleta)

K1 1000m feminino

Ana Sátila - Local de Nascimento: Primavera do Leste (MT) - Data de Nascimento: 13/03/1996, classificada no Campeonato Pan-americano, em Foz do Iguaçu (PR), em março de 2012.

CANOAGEM VELOCIDADE (2 atletas)

C2 1000m masculino - Classificado nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, em outubro de 2011

Erlon Silva - Local de nascimento: Ubatã (BA) - Data de nascimento: 23/06/1991

Ronílson Oliveira - Local de Nascimento: Santos (SP) - Data de nascimento: 16/07/1990

CICLISMO BMX (2 atletas)

MASCULINO

Renato Rezende - Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ) - Data de nascimento: 28/02/1991 - Classificado pelo ranking mundial.

FEMININO

Squel Stein - Local de nascimento: Ibirama (SC) - Data de nascimento: 09/07/1991 - Classificada pelo ranking mundial.

CICLISMO ESTRADA (6 atletas)

MASCULINO - 1 vaga conquistada no Campeonato Pan-Americano de ciclismo de Colômbia, em maio de 2011 e duas pelo ranking mundial.

Magno Nazaret - Local de nascimento: Dourados (MS) - Data de nascimento: 17/01/1986

Rafael Andriato - Local de nascimento: São Paulo (SP) - Data de nascimento: 20/10/1987

1 atleta (nome a ser definido)

FEMININO - vagas conquistadas pelo ranking mundial

Clemilda Fernandes - Local de nascimento: Goiânia (GO) - Data de nascimento: 25/06/1979

Fernanda da Silva Souza - Local de nascimento: Iguatu(PR) - Data de nascimento: 15/01/1981

Janildes Fernandes - Local de nascimento: Goiânia (GO) - Data de nascimento: 23/08/1980

CICLISMO MOUNTAIN BIKE (1 atleta)

Rubens Donizete Valeriano - Local de Nascimento: São Pedro da União (MG) - Data de Nascimento: 14/08/1979

ESGRIMA (3 atletas)

Renzo Agresta (sabre) - Local de nascimento: São Paulo (SP) - Data de nascimento: 27/06/1985 - classificado pelo ranking mundial, em março de 2012.

Athos Schwantes (espada) - Local de nascimento: Curitiba (PR) - Data de nascimento: 13/02/1985 - classificado em abril de 2012, no Pré-Olímpico das Américas, em Santiago, no Chile.

Guilherme Toldo (florete) - Local de nascimento: Porto Alegre (RS) - Data de nascimento: 01/09/1992 - classificado em abril de 2012, no Pré-Olímpico das Américas, em Santiago, no Chile.

FUTEBOL (36 atletas)

FEMININO - Equipe classificada no Campeonato Sul-Americano, no Equador, em novembro de 2010

MASCULINO - Equipe classificada no Campeonato Sul-americano Sub-20, no Peru, em fevereiro de 2011

GINÁSTICA ARTÍSTICA (8 atletas)

FEMININO

Equipe - classificada no evento-teste dos Jogos Olímpicos de Londres, em janeiro de 2012

MASCULINO

Arthur Zanetti (argola) - Local de nascimento: São Caetano do Sul (SP) - Data de nascimento: 16/04/1990 - Classificado no Campeonato Mundial, em Tóquio (JAP), em dezembro de 2011

Diego Hypolito (solo) - Local de nascimento: Santo André (SP) - Data de nascimento: 19/06/1986 - Classificado no Campeonato Mundial, em Tóquio (JAP), em dezembro de 2011

1 atleta (nome a ser definido) - classificado no evento-teste dos Jogos Olímpicos de Londres, em janeiro de 2012

HANDEBOL (14 atletas)

Feminino - Classificado nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, em outubro de 2011

HIPISMO ADESTRAMENTO (1 atleta)

Luiza Almeida - Local de Nascimento - São Paulo/SP. Data de nascimento - 07/09/1991 - Classificada através do ranking continental, em março de 2012.

HIPISMO CCE (5 atletas)

Equipe - Classificada nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, em outubro de 2011.

HIPISMO SALTOS (4 atletas)

Equipe - Classificada nos Jogos Equestres Mundiais, no Kentucky (EUA), em outubro de 2010.

JUDÔ (14 atletas)

Atletas classificados pelo Ranking da Federação Internacional de Judô

FEMININO

Ligeiro (48kg) - Sarah Menezes - Local de nascimento: Teresina (PI) - Data de nascimento: 26/03/1990

Meio-leve (52kg) - Erika Miranda - Local de nascimento: Brasília (DF) - Data de nascimento: 04/06/1987

Leve (57kg) - Rafaela Silva - Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ) - Data de nascimento: 24/04/1992

Meio-médio (63kg) - Mariana Silva - Local de nascimento: Peruíbe (SP) - Data de nascimento: 22/02/1990

Médio (70kg) - Maria Portela - Local de nascimento: Santa Maria (RS) - Data de nascimento: 14/01/1988

Meio-pesado (78kg) - Mayra Aguiar - Local de nascimento: Porto Alegre (RS) - Data de nascimento: 03/08/1991

Pesado (+78kg) - Maria Suelen Altheman - Local de nascimento: São Paulo (SP) - Data de nascimento: 12/08/1988

MASCULINO

Ligeiro (60kg) - Felipe Kitadai - Local de nascimento: São Paulo (SP) - Data de nascimento: 28/07/1989

Meio-leve (66kg) - Leandro Cunha - Local de nascimento: São José dos Campos (SP) - Data de nascimento: 13/10/1980

Leve (73kg) - Bruno Mendonça - Local de nascimento: Santos (SP) - Data de nascimento: 04/04/1985

Meio-médio (81kg) - Leandro Guilheiro - Local de nascimento: Suzano (SP) - Data de nascimento: 07/08/1983

Médio (90kg) - Tiago Camilo - Local de nascimento: Tupã (SP) - Data de nascimento: 24/05/1982

Meio-pesado (100kg) - Luciano Correa - Local de nascimento: Brasília (DF) - Data de nascimento: 25/11/1982

Pesado (+100kg) - Rafael Silva - Local de nascimento: Campo Grande (MS) - Data de nascimento: 11/05/1987

LEVANTAMENTO DE PESO (2 atletas)

FEMININO

Jaqueline Ferreira - Local de nascimento: Duque de Caxias (RJ) - Data de nascimento: 05/03/1987 - Classificada no Pré-Olímpico na Guatemala, em maio de 2012. Local de Nascimento: Duque de Caxias (RJ). Data de nascimento: 05/03/1987

MASCULINO

Fernando Saraiva - Local de nascimento: São Paulo (SP) - Data de nascimento: 10/03/1990 - Classificado no Pré-Olímpico na Guatemala, em maio de 2012. Local de Nascimento: São Paulo (SP). Data de nascimento: 10/3/1990


LUTA OLÍMPICA (1 atleta)

Luta livre - Joice Silva (55kg) - Local de nascimento: Rio de Janeiro - Data de nascimento: 20/07/1983 - Classificada no Pré-olímpico de Vantaa, na Finlândia, em maio de 2012

NADO SINCRONIZADO (2 atletas)

Dueto - classificado no Pré-Olímpico, em Londres, em abril de 2012

Lara Teixeira - Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ) - Data de nascimento: 26/11/1987

Nayara Figueira - Local de nascimento: São Paulo (SP) - Data de nascimento: 09/06/1988

NATAÇÃO (21 atletas)

MASCULINO

Bruno Fratus - 50m livre / 4x100m livre - Local de Nascimento: Macaé (RJ) - Data de nascimento 22/06/1989

Cesar Cielo - 50m livre / 100m livre / 4x100m livre - Local de Nascimento: Santa Bárbara d'Oeste (SP) - Data de nascimento: 10/01/1987

Daniel Orzechowski - 100m costas - Joinvile (SC) - Data de nascimento: 01/08/1985

Felipe França Silva - 100m peito - Local de Nascimento: Suzano (SP) - Data de nascimento: 14/05/1987

Felipe Lima - 100m peito - Local de nascimento: Cuiabá (MT) - Data de nascimento: 05/04/1985

Glauber Silva - 100m borboleta - Local de nascimento: Brasília (DF) - Data de nascimento 11/10/1986

Henrique Barbosa - 200m peito - Local de nascimento: Belo Horizonte (MG) - Data de nascimento: 05/07/1984

Henrique Rodrigues - 200m medley - Local de nascimento: Curitiba (PR) - Data de nascimento 04/02/1991

João de Lucca - 4x100m - Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ) - Data de nascimento: 06/01/1990

Kaio Márcio - 100m borboleta / 200m borboleta - Local de nascimento: João Pessoa (PB) - Data de nascimento 19/10/1984

Leonardo de Deus - 200m borboleta / 200m costas - Local de nascimento: Campo Grande (MS) - Data de nascimento: 18/01/1991

Marcelo Chierighini - 4x100m livre

Nicolas Oliveira - 100m livre / 4x100m livre - Local de nascimento: Belo Horizonte (MG) - Data de nascimento: 04/08/1987

Nicholas Santos - 4x100m - Local de nascimento: Ribeirão Preto (SP) - Data de nascimento: 14/02/1980

Tales Cerdeira - 200m peito - Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ) - Data de nascimento: 21/01/1987

Thiago Pereira - 200m medley / 400m medley - Local de nascimento: Volta Redonda (RJ) - Data de nascimento: 26/01/1986

FEMININO

Daynara de Paula - 100m borboleta - Local de nascimento: Manaus (AM) - Data de nascimento: 25/07/1989

Fabíola Molina - 100m costas - Local de nascimento: São José dos Campos (SP) - Data de nascimento: 22/05/1975

Gracielle Herrmann - 50m livre - Local de nascimento: Pelotas (RS) - Data de nascimento: 01/01/1992

Joanna Maranhão - 400m medley - Local de nascimento: Refice (PE) - Data de nascimento: 29/04/1987

Poliana Okimoto - maratona aquática 10km - Local de nascimento: São Paulo (SP) - Data de nascimento: 08/03/83 - Classificada no Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos, em Xangai, em julho de 2011.

PENTATLO MODERNO (1 atleta)

Yane Marques - Local de nascimento: Afogados da Ingazeira (PE) - Data de nascimento: 07/01/1984 - Classificada nos Jogos Pan-americanos Guadalajara, em outubro de 2011

REMO (4 atletas)

FEMININO

Skiff - Kissya Cataldo - Local de nascimento: Uberlândia (MG) - Data de nascimento: 25/06/1982 - Classificada no Pré-Olímpico de Tigres (ARG), em março de 2012

Double skiff - Fabiana Beltrame - Local de nascimento: Florianópolis (SC) e Luana Bartholo - Classificadas no Pré-Olímpico de Tigres (ARG), em março de 2012

MASCULINO

Skiff - Anderson Nocetti - Local de nascimento: Florianópolis (SC) - Data de nascimento: 05/03/1974 - Classificado no Pré-Olímpico de Tigres (ARG), em março de 2012


SALTOS ORNAMENTAIS (3 atletas)

MASCULINO

Cesar Castro (trampolim 3 metros) - Local de nascimento: Brasília (DF) - Data de nascimento: 02/09/1982 - Classificado na Copa do Mundo FINA, em Londres, em fevereiro de 2012.

Hugo Parisi (plataforma) - Local de nascimento: Brasília (DF) - Data de nascimento: 01/08/1984 - Classificado Copa do Mundo FINA, em Londres, em fevereiro de 2012.

FEMININO

Juliana Veloso (trampolim de 3 metros) - Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ) - Data de nascimento: 22/12/1980

TAEKWONDO (2 atletas)

MASCULINO

Diogo Silva (-68kg) - Local de nascimento: São Sebastião (SP) - Data de nascimento: 06/03/1978 - Classificado no Pré-Olímpico de Baku, no Azerbaijão, em julho de 2011.

FEMININO

Natália Falavigna (+67kg) - Local de nascimento: Maringá (PR) - Data de nascimento: 09/05/1984 - Classificada no Pré-Olímpico das Américas, no México, em novembro de 2011

TÊNIS DE MESA (6 atletas)

FEMININO

Lígia Silva - Local de nascimento: Manaus (AM) - Data de nascimento: 06/03/1981. Classificada no Pré-Olímpico, no Rio de Janeiro, em março de 2012

Caroline Kumahara - Local de nascimento: São Paulo (SP). Data de nascimento: 27/07/1995. Classificada no Pré-Olímpico, no Rio de Janeiro, em março de 2012

Gui Lin - Local de nascimento: Nanning (Guangxi), China (atleta naturalizada brasileira). Data de nascimento: 1º de outubro de 1993. Nome anunciado pela Confederação em maio de 2012.

MASCULINO

Gustavo Tsuboi - Local de nascimento: São Paulo (SP) - Data de nascimento: 31/05/1981. Classificado no Pré-Olímpico, no Rio de Janeiro, em março de 2012

Hugo Hoyama - Local de Nascimento: São Bernardo do Campo (SP). Data de nascimento - 09/05/69 - Classificado no Pré-Olímpico, no Rio de Janeiro, em março de 2012

Thiago Monteiro - Local de Nascimento: Fortaleza (CE). Data de nascimento: 15/06/1981. Nome anunciado pela Confederação em maio de 2012.

TIRO COM ARCO (1 atleta)

Masculino - 1 atleta (nome a ser definido) - classificação obtida no Pré-Olímpico disputado em Medellín, na Colômbia, em abril de 2012.

TIRO ESPORTIVO (2 atletas)

FEMININO

Ana Luiza Ferrão Mello (Pistola 25m) - Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ) - Data de nascimento: 26/12/1973 - Classificada no Campeonato das Américas de Tiro Esportivo, no Rio de Janeiro, em novembro de 2010.

MASCULINO

Felipe Fuzaro (fossa olímpica Double) - Local de nascimento: Rio Claro (SP) - Data de nascimento: 05/12/1982 - Classificado no Campeonato das Américas de Tiro Esportivo, no Rio de Janeiro, em novembro de 2010.

TRIATLO (3 atletas)

MASCULINO

Reinaldo Colucci - Local de nascimento: Descalvado (SP) - Data de nascimento: 29/10/1985 - Classificado nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, em outubro de 2011.

Diogo Sclebin - Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ) - Data de nascimento: 06/05/1982 - Classificado pelo ranking mundial.

FEMININO

Pâmella Oliveira - Local de nascimento: Vila Velha (ES) - Data de nascimento: 06/10/1987 - Classificada pelo ranking mundial


VELA (9 atletas)

Classe Star masculino (2 atletas) - classificados na Semana de Vela de Búzios (RJ), em janeiro de 2012

Bruno Prada - Local de nascimento: São Paulo (SP) - Data de nascimento: 31/07/1971

Robert Scheidt - Local de nascimento: São Paulo (SP) - Data de nascimento: 15/04/1973

Classe 470 feminino (2 atletas) - classificadas no Troféu Princesa Sofia, na Espanha, em abril de 2012

Ana Barbachan - Local de nascimento: Porto Alegre (RS) - Data de nascimento: 15/08/1989

Fernanda Oliveira - Local de nascimento: Porto Alegre (RS) - Data de nascimento: 19/12/1980

Classe RS:X masculino (1 atleta) - classificado na Semana de Vela de Búzios (RJ), em janeiro de 2012

Ricardo Winicki - Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ) - Data de nascimento: 08/05/1980

Classe RS:X feminino (1 atleta) - classificada na Semana de Vela de Búzios (RJ), em janeiro de 2012

Patrícia Freitas - Local de nascimento: Washington (EUA) - Data de nascimento: 10/03/1990

Classe Laser Standard - masculino (1 atleta) - classificado na Semana de Vela de Búzios (RJ), em janeiro de 2012

Bruno Fontes - Local de nascimento: Curitiba (PR) - Data de nascimento: 25/09/1979

Classe Laser Radial - feminino (1 atleta) - classificada na Semana de Vela de Búzios (RJ), em janeiro de 2012

Adriana Kostiw- Local de nascimento: São Paulo (SP) - Data de nascimento: 16/03/1974

Classe Finn masculina (1 atleta) - classificado na Semana de Vela de Búzios (RJ), em janeiro de 2012

Jorge Zarif - Local de nascimento: São Paulo (SP) - Data de nascimento: 30/09/1992

VÔLEI (24 ATLETAS)

Masculino - Equipe classificada na Copa do Mundo do Japão, em dezembro de 2011

Feminino - Equipe classificada no Pré-Olímpico Sul-americano, em São Carlos (SP), em maio de 2012

TOTAL: 233 ATLETAS


LONDRES 2012


Juliana Veloso é confirmada para sua quarta edição de Jogos Olímpicos
13.06.2012 :: 16h16


Crédito: Satiro Sodré / CBDA

A Federação Internacional de Natação (FINA) confirmou nesta quinta-feira a vaga de Juliana Veloso na prova de trampolim de 3 metros dos Jogos Olímpicos Londres 2012. Esta será a quarta experiência olímpica de Juliana, de 31 anos, que também esteve na delegação brasileira de Sidney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008.

Os saltos ornamentais tiveram sua competição pré-olímpica em fevereiro deste ano. Cesar Castro e Hugo Parisi conseguiram classificação, respectivamente, no trampolim e na plataforma. Juliana Veloso, Andressa Mendes e Cassius Duran saltaram a repescagem na mesma seletiva, mas com a limitação do número de saltadores nos Jogos, a FINA não anunciou de imediato os atletas que conquistaram vagas nesta fase. Foi preciso receber confirmações e desistências de todo o mundo para então anunciar os atletas que entraram pela repescagem.

Com a definição dos saltos ornamentais, a equipe dos esportes aquáticos contará com 26 atletas: 20 na natação em piscina, uma na natação maratona aquática, duas nado sincronizado e três nos saltos ornamentais. Juliana Veloso entra para o seleto grupo de atletas dos esportes aquáticos brasileiros com mais de três Olimpíadas (ver abaixo). Entre os "aquáticos" em Londres, apenas ela e Fabíola Molina estiveram em Sydney 2000.

A prova de trampolim de 3 metros feminina abre a competição de saltos ornamentais em Londres no dia 29 de julho.

Atletas brasileiros que mais participaram de Jogos Olímpicos - Esportes Aquáticos
1. 5 - Rogério Romero (Seul 1988, Barcelona 92, Atlanta 96, Sidney 2000 e Atenas 2004);
2. 4 - Gustavo Borges (Barcelona 92, Atlanta 96, Sidney 2000 e Atenas 2004);
3. 4- Juliana Veloso (Sidney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012);
4. 3 - Piedade Coutinho (Berlim 1936, Londres 1948 e Helsinque 1952);
5. 3 - José Sylvio Fiolo (México 1968, Munique 1972 e Montreal 1976)
6. 3 - Djan Madruga (Montreal 1976, Moscou 1980 e Los Angeles 1984);
7. 3 - Fabíola Molina (Sidney 2000, Atenas 2004 e Londres 2012);
8. 3 - Thiago Pereira (Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012);
9. 3 - Kaio Márcio Almeida (Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012)

Resultados em Jogos Olímpicos de Juliana Veloso:

Sidney 2000 - 19° Plataforma e 35º trampolim
Atenas 2004 - 16° plataforma (semifinal) e 18° trampolim (semifinal)
Pequim 2008 - 23ª plataforma


COB CULTURAL


Selo COB Cultural lança o livro 'Nalbert, a jornada de um líder', de Marcelo Barreto
13.06.2012 :: 19h19


Crédito: Ismar Ingber/ COB

As dezenas de histórias que o consagraram nas quadras de todo o mundo agora marcam pontos no livro 'Nalbert, a jornada de um líder', lançamento do Selo COB Cultural, uma parceria entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Editora Casa da Palavra. O livro, que tem a autoria do jornalista Marcelo Barreto, foi lançado nesta quarta-feira, dia 13, no Rio de Janeiro. "O livro conta a história de um cara com certa dose de talento, mas, sem dúvida, a história de um cara que lutou demais para conquistar seu espaço", afirmou Nalbert Bitencourt, medalhista de ouro no vôlei dos Jogos Olímpicos Atenas 2004.
"Nalbert é um grande ídolo do esporte brasileiro. Campeão mundial em todas as categorias, campeão olímpico e, acima de tudo, um exemplo de determinação e respeito à camisa da seleção brasileira", afirmou o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, presente ao lançamento. "É uma honra para o Comitê Olímpico Brasileiro, através da parceria com a Casa da Palavra, perpetuar uma história tão importante para o esporte olímpico brasileiro", completou Nuzman.

Líder de espírito obstinado, Nalbert é até hoje um modelo de garra e perseverança. O jogador, que começou a praticar vôlei nas areias cariocas, tinha 17 anos quando, em 1991, foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira. Aos 23, já havia virado capitão do time, posto que manteve durante oito anos, se consagrando com a conquista do ouro olímpico. "A principal mensagem deste livro é a de que quando somos apaixonados por alguma coisa e fazemos por merecer, passamos por cima de todos os obstáculos. Então a possibilidade de obtermos sucesso é muito grande. E mesmo nas derrotas, temos sempre algo de interessante para tirar como lição", disse o ex-atleta.

Nalbert foi o único jogador da história do vôlei a conquistar títulos mundiais em três categorias (infanto-juvenil, juvenil e adulto). Sua carreira, como a de todos os grandes atletas, também foi marcada por momentos difíceis: ele sofreu uma lesão gravíssima às vésperas de uma das maiores competições de sua carreira, os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Para o treinador da seleção masculina de vôlei, Bernardinho, Nalbert revelava-se um competidor ainda melhor quando sujeito a dificuldades, pressão e desafios.

Para construir o livro, o autor levantou a vida, os amigos, os desafetos, as frustrações e as incontáveis conquistas do dono da braçadeira de uma das equipes mais vencedoras do vôlei mundial. Marcelo Barreto organiza o rico conteúdo em uma leitura repleta de lições de superação e histórias inéditas. "Heróis do esporte brasileiro, como ele, precisam ter seus feitos registrados, para continuarem servindo de exemplo e inspiração, como fazem ao longo de suas carreiras. Meu desafio é fazer justiça a uma jornada tão brilhante e vitoriosa. Espero ter conseguido", afirmou Marcelo Barreto, que se lembra da primeira entrevista feita com Nalbert. "Foi na casa dele, em Copacabana, sob o olhar orgulhoso da mãe, dona Dilce. Eu era repórter do Globo, ele ainda tinha cabelo e acabara de voltar de Portugal, campeão e eleito melhor jogador do Mundial Infanto-Juvenil. Era o primeiro ponto marcante da jornada que agora transformamos em livro", lembra Barreto.

Sobre o autor:

Marcelo Barreto é jornalista desde 1990. Cobriu os Jogos Olímpicos Atlanta 1996, participou da fundação do Diário Lance!, comandou o lançamento do Portal do Esporte e foi editor de texto e repórter da TV Globo. Apresentou programas como o Redação SporTV, Troca de Passes, SporTV Repórter e Momento Olímpico, e editor-chefe e âncora do telejornal SporTV News. Cobriu os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e as Copas do Mundo da Alemanha, em 2006, e da África do Sul, em 2010. Hoje, é correspondente do canal em Londres.

Selo COB Cultural:

O Selo COB Cultural foi criado em 2005 numa parceria do COB com a Editora Casa da Palavra. Até o momento, o selo lançou 38 títulos, sendo que dois estão na segunda edição atualizada (Almanaques Olímpico e do Futebol).

A proposta do selo, que tem distribuição nacional, é lançar com regularidade livros inéditos, abordando histórias, conquistas e perfis de atletas, introdução a modalidades olímpicas para iniciantes, técnicas de treinamento, participação das Delegações Brasileiras em eventos, entre outros temas. A parceria entre o COB e a Casa da Palavra é a versão brasileira de um modelo de co-gestão já adotado por alguns Comitês Olímpicos no mundo. À editora, cabe a função de contribuir com a sua reconhecida experiência no desenvolvimento e comercialização de livros. O COB aplica seu vasto conhecimento sobre esportes olímpicos, aproveitando ainda as vantagens de uma relação de mútua confiança com atletas, treinadores e entidades esportivas.

'Nalbert, a jornada de um líder - brilho individual, exemplo coletivo'
De Marcelo Barreto
Selo COB Cultural - Casa da Palavra
14x21cm
Preço sugerido - R$ 29,90


LONDRES 2012


Com imagens de atletas brasileiros, ônibus do Time Brasil já circula na capital inglesa
11.06.2012 :: 13h30


Crédito: Divulgação COB

Imagens de atletas medalhistas olímpicos brasileiros têm sido vistas circulando por Londres. A menos de 50 dias do início dos Jogos Olímpicos, um dos ônibus que atenderá exclusivamente aos atletas do Time Brasil durante os Jogos Olímpicos já circula pela cidade todo decorado com imagens de ação de alguns dos maiores ídolos do esporte olímpico brasileiro. O ônibus está sendo utilizado pelos nadadores brasileiros, que neste momento treinam no Centro de Treinamento Crystal Palace, mesmo local que servirá de base exclusiva para o treinamento dos atletas brasileiros antes e durante os Jogos Olímpicos Londres 2012.

De acordo com o planejamento logístico definido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a delegação brasileira que disputará os Jogos Olímpicos contará no total com quatro ônibus, 12 minivans e 6 carros utilitários, todos decorados com as cores e a logomarca do Time Brasil. Os veículos serão exclusivos da delegação brasileira, para atender às necessidades específicas do Time Brasil - como transporte do Crystal Palace para a Vila Olímpica ou para os locais de treinamento das diversas modalidades. A frota atuará em Londres, Weymouth e Sheffield, principais bases das equipes brasileiras.

Os ônibus têm a predominância da cor azul, e imagens de alguns medalhistas olímpicos brasileiros, como Giba e a equipe masculina e feminina de vôlei, Rodrigo Pessoa (hipismo), Maurren Maggi (atletismo), Cesar Cielo (natação), Ricardo e Emanuel (vôlei de praia), além do logo do Time Brasil.

Os carros e vans estarão à disposição da delegação brasileira a partir do dia 1º de julho. Os veículos são da Nissan, patrocinadora oficial do Comitê Olímpico Brasileiro e dos Jogos Olímpicos Rio 2016

sábado, 9 de junho de 2012



ESPORTES


Renzo Agresta alcança o 16º lugar no ranking mundial de sabre masculino, posição inédita para a esgrima brasileira
05.06.2012 :: 18h08


Crédito: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/COB

O sabrista Renzo Agresta conquistou a 11ª posição no Sabre de Wolodyjowski disputado em Varsóvia, na Polônia, neste fim de semana, e com esse resultado subiu para o 16º lugar no ranking mundial. Renzo é o primeiro esgrimista brasileiro a atingir a condição conhecida popularmente como "imortal". Ou seja, é um dos 16 atletas isentos de participar da fase classificatória nas competições da Federação Internacional de Esgrima (FIE).

Na prática, isso significa que, para os Jogos Olímpicos Londres 2012, Renzo melhorou a sua posição no quadro de entrada. Ao manter-se assim até os Jogos Olímpicos, Renzo terá como primeiro adversário um atleta em posição bastante abaixo da sua no mesmo ranking, o que lhe dá melhores condições de avançar em busca de um resultado também inédito para a esgrima do Brasil em Jogos Olímpicos.

Em Varsóvia, Renzo venceu o frances Philemon Barruyer (15/10) no quadro principal de 64 e, na sequência, o inglês Alexander Crutchett (15/12). Pelo quadro de 16, o brasileiro foi eliminado pelo italiano Luigi Samele (13/15), terminando a competição em 11º lugar. O vencedor foi o russo Alexey Yakimeko, e seu compatriota Veniamin Reshetnikov ficou em segundo. O romeno Rares Dumitrescu e o frances Nicolas Rousset dividiram a medalha de bronze.

Na próxima semana, o atleta Renzo embarca para Cancun, no México, para defender uma medalha nos Campeonatos Pan-americanos de Esgrima (15 a 20 de junho).