domingo, 17 de fevereiro de 2013


NOTÍCIAS >

Facebook do Corinthians chega à marca dos 3.500.000 fãs

17/2/13 - 10h57 - Marketing
© Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Clique na imagem e curta o Timão no Facebook
Clique na imagem e curta o Timão no Facebook
Após ser o primeiro time brasileiro a ter mais de 3 milhões de fãs no Facebook, o Corinthians atingiu outra marca importante nesta semana. A página do Timão ultrapassou o número de 3.500.000 torcedores na rede social e é, disparada, a maior entre os clubes do país.
O Alvinegro tem cerca de 360 mil fãs a mais que o Flamengo, segundo colocado. Além disso, o time do Parque São Jorge tem cerca de 300 mil fanáticos a mais do que as páginas somadas de Palmeiras e São Paulo. No mundo, o Timão está entre as fan pages mais curtidas entre todas as equipes, ficando na frente de times como Internazionale (ITA), River Plate (ARG), Benfica (POR), Paris Saint-Germain (FRA), Borussia Dortmund (ALE) e  Chivas (MEX).
O dia em que o Facebook do Corinthians mais cresceu foi em 16 de dezembro do ano passado. Na data da conquista histórica do bicampeonato mundial, o número de likes na página aumentou em, aproximadamente, 30 mil. 
No Twitter, quem lidera também é o Coringão. Com mais de 1.290.000 seguidores, o perfil alvinegro está entre os 10 maiores de futebol do mundo, ficando na frente de clubes como Manchester City (ENG), Milan (ITA) e Boca Juniors (ARG).

Corinthians busca 120ª vitória contra o Palmeiras

16/2/13 - 12h30 - Futebol
© Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Timão vem de três vitórias seguidas sobre o rival
Timão vem de três vitórias seguidas sobre o rival
A partir das 16h deste domingo (17), o Corinthians realiza o seu oitavo jogo pelo Paulistão. Atuando como mandante no estádio do Pacaembu, a equipe do técnico Tite enfrentará o Palmeiras. No duelo, o Alvinegro buscará o seu 120º triunfo sobre o rival. No histórico do confronto, que totaliza 342 partidas, o Timão soma 119 vitórias, 102 empates e 121 derrotas, tendo marcado 456 gols e sofrido 490.
O primeiro jogo disputado entre as equipes foi válido também pelo Paulista. No dia 06 de maio de 1917, no Parque Antárctica, o Timão foi derrotado por 3 a 0. O resultado negativo diante do Palestra Itália, como o rival ainda era chamado naquela época, encerrou uma sequência invicta de 25 partidas do Alvinegro na competição estadual, dando início à rivalidade existente até hoje entre as duas equipes.
 
O último duelo entre Corinthians e Palmeiras foi disputado no dia 16 de setembro de 2012 e válido pelo Campeonato Brasileiro. No estádio do Pacaembu, atuando como visitante, o Timão venceu por 2 a 0. O atacante Romarinho e o volante Paulinho balançaram as redes na ocasião.
 
Pacaembu
 
No estádio Paulo Machado de Carvalho, o retrospecto é amplamente favorável ao Corinthians. Em 139 partidas contra o Palmeiras, o Timão soma 56 vitórias, 40 empates e 43 derrotas, tendo marcado 203 gols e sofrido 201. Jogando no Pacaembu, o Timão não perde para o rival desde 1995. Nos 11 jogos disputados neste período, o Time do Parque São Jorge venceu oito vezes e empatou três.
 
Campeonato Paulista
 
Em jogos válidos pelo Paulistão, o retrospecto é novamente favorável ao Corinthians. Pelo Estadual, as equipes já se enfrentaram em 198 oportunidades e o Timão acumula 72 vitórias, 58 empates e 68 derrotas. Pelo torneio estadual, o Timão mantém uma invencibilidade de cinco jogos contra o Palmeiras

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013


Corinthians celebrará 62 anos da conquista do primeiro Rio-São Paulo

10/2/13 - 10h00 - Especiais
© Arquivo Corinthians
Baltazar foi destaque de um dos ataques mais vitoriosos de toda a história do Timão
Baltazar foi destaque de um dos ataques mais vitoriosos de toda a história do Timão
Campeão da última edição realizada, em 2002, e dono de cinco troféus, o Corinthians comemorará na próxima sexta-feira (15) a primeira conquista do Torneio Rio-São Paulo. Levantada em 1950 pelo elenco de Luizinho, Baltazar, Idário e cia., a taça marcou o início de uma era vitoriosa na história do clube. Reviva neste especial o primeiro Rio-São Paulo vencido pelo Corinthians, a primeira das alegrias que a Fiel teve na primeira metade da década de 50.
Bino, Newton e Belfare; Idário, Touguinha e Hélio; Cláudio, Luizinho, Baltazar, Nelsinho e Noronha. Foi com esta escalação repleta de personagens inesquecíveis que o Timão entrou em campo no dia 15 de fevereiro de 1950, contra outro alvinegro: o Botafogo-RJ. Em disputa, o título do Torneio Rio-São Paulo. Mas não apenas mais um, já que não era disputado desde 1933. A segunda edição do interestadual, que tradicionalmente colocava os clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo frente a frente, contou com a participação de Palmeiras, São Paulo, Portuguesa, Botafogo, Fluminense e Vasco.
 
Em muitos momentos da história alvinegra, os juniores têm papel de protagonistas na reconstrução das equipes. No final de 1949 não foi diferente para Cabeção, Idário, Luizinho, entre outros. Curiosamente, não seria um técnico o responsável por guiar os jovens jogadores à glória, e sim dois diretores do Departamento de Futebol Profissional: Christino Calaf e Manoel dos Santos.
 
© Arquivo Corinthians

O atacante Cláudio (centro) é o maior artilheiro da história do Corinthians, com 305 gols
 
Mesmo com a derrota para o Flamengo-RJ na estreia do interestadual, no dia 22 de dezembro de 1949, o Alvinegro não desanimou e, ao golear o São Paulo por 4 a 1, deu o primeiro passo rumo ao título. Baltazar, o “Cabecinha de Ouro”, foi o homem do jogo com três tentos marcados no dia 28 de dezembro. Logo após a virada do ano, o Timão realizou um amistoso contra a Ponte Preta, em Campinas-SP, e venceu por 3 a 2.
 
Retomando o Torneio Rio-São Paulo no dia 14 de janeiro, no estádio do Pacaembu, o time do Parque São Jorge bateu o rival Palmeiras por 3 a 2, com gols do trio infernal Luizinho, Baltazar e Cláudio. Nos dois confrontos seguintes com os cariocas Vasco e Fluminense, mais duas vitórias por 2 a 1 e 3 a 1, respectivamente. Na penúltima partida, contra a Portuguesa, Baltazar (2), Cláudio (2) e Noronha marcaram num emocionante 5 a 3.
 
No derradeiro encontro apitado pelo inglês Harry Rowley, o Timão recebeu o Botafogo-RJ. Em jogo estava a maior conquista regional que um time poderia alcançar na época no Brasil. A consagração final veio após um empate em 1 a 1, com gol de Noronha. Mal sabia a Fiel que a partir dali se iniciaria um dos períodos mais felizes da história alvinegra, já que Luizinho e cia. formariam um verdadeiro esquadrão e acumulariam conquistas como os Paulistas de 1951, 1952 e 1954, mais dois Torneios Rio-São Paulo, em 1953 e 1954, e a Pequena Taça do Mundo, na Venezuela, em 1953.
 
Corinthians 1 X 1 Botafogo-RJ
Data: quarta-feira, 15/02/1950
Estádio: Pacaembu
Cidade: São Paulo (SP)
Árbitro: Harry Rowley (Inglaterra)
Renda: Cr$ 720, 015,00
Corinthians: Bino, Newton e Belfare; Idário, Touguinha e Hélio; Cláudio, Luizinho, Baltazar, Nelsinho (Edélcio) e Noronha.
Técnicos: Christino Calaf e Manoel dos Santos
Gols: Noronha e Otávio 40 do 2º.

Equipes do Corinthians lideram as Ligas dos Estados Unidos

10/2/13 - 9h00 - Chute Inicial
© Divulgação
Atualmente, as oito equipes estão em boas colocações nas ligas que disputam
Atualmente, as oito equipes estão em boas colocações nas ligas que disputam
Entre o final de janeiro e o início de fevereiro, o Corinthians inaugurou oficialmente mais uma unidade da rede de escolas Chute Inicial. No entanto, a localização é bem distante das demais: Em Fontana, Califórnia, nos Estados Unidos. O trabalho realizado em território norte-americano, iniciado em junho de 2012, já rende títulos ao Timão.
Atualmente a unidade da escola Chute Inicial dos Estados Unidos está com oito equipes participando de três ligas diferentes. Na Universal Soccer Legue, jogam o Sub-8, Sub-10, Sub-14 (A e B) e Sub-16. Na Moreno Valley Soccer League, disputam os times Sub-13 e Sub-14 (A e B). Na Municipal Soccer League of Rialto, o Corinthians Soccer Academy participa com o Sub-18. O Sub-06 joga apenas amistosos.
 
O único time que já completou uma temporada foi o Sub-18, campeão invicto da Municipal Soccer League of Rialto em 2012. Neste ano, em sua segunda participação, a equipe segue sem perder e lidera a mesma competição, que é disputada em sistema de pontos corridos.
 
Nas demais categorias, as equipes estão liderando todas as ligas. E em campo, alguns atletas começam a despontar com grande potencial. Além dos dois alunos que já vieram ao Brasil no mês de dezembro para realizar um período de testes nas categorias de base do Corinthians - Joshua Mora, de 15 anos, e Gerônimo Lima, de 16 aos -, dois irmãos argentinos se destacam. São eles: Santiago e Valentin Beningazza, das categorias Sub-14 e Sub-16, respectivamente.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013


Em 2012, jogos do Bi Mundial foram transmitidos 71 vezes

7/2/13 - 18h18 - Futebol
© Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Final disputada entre Timão e Chelsea foi transmitida por quatro emissoras brasileiras
Final disputada entre Timão e Chelsea foi transmitida por quatro emissoras brasileiras
No dia 16 de dezembro de 2012, em Yokohama, no Japão, o Corinthians bateu o Chelsea por 1 a 0 e, 12 anos depois, voltava a ostentar o título de campeão Mundial de Clubes. No entanto, não foi só naquela data que a Fiel pode ver o jogo pela TV. De acordo com a Informídia Pesquisas Esportivas, a decisão da competição foi exibida para todo o Brasil 49 vezes, entre transmissões ao vivo, VTs e compactos, até 31 de dezembro.
A partida entre Timão e Chelsea foi transmitida ao vivo por quatro emissoras (Globo, Bandeirantes, SporTV e Bandsports) e reprisada 45 vezes: 12 na Bandsports, 11 no SporTV, 11 no SporTV3, nove no SporTV2 e duas na Bandeirantes. Se somados aos números da semifinal, entre Corinthians x Al Ahly, os jogos do Mundial do Alvinegro foram exibidos ao todo 71 vezes.
 
Patrocinadores
 
Tanto Caixa quanto Nike, as únicas marcas permitidas pela FIFA a ocupar o uniforme corinthiano no Mundial de Clubes, tiveram enorme exposição. Desde o momento em que o Corinthians entrou em campo para enfrentar o Al Ahly, do Egito, até o dia 31 de dezembro, ambas as marcas foram notadas pelo público inúmeras vezes.
 
A Caixa teve seu logotipo exibido nitidamente pelas câmeras da TV e pelos jornais brasileiros 10.119 vezes, com pico de visibilidade no dia da grande final, com 1.615 aparições. Já a Nike, por estar estampada também nos calções e meiões, apareceu em 32.245 oportunidades, com pico de 4.542 na data da decisão.

Corinthians inaugura escola do Chute Inicial nos Estados Unidos

7/2/13 - 12h45 - Chute Inicial
© Divulgação
Escola foi inaugurada em Fontana, na Califórnia
Escola foi inaugurada em Fontana, na Califórnia
Entre os dias 29 de janeiro e 02 de fevereiro, Roberto Toledo, gerente de Esportes Terrestres do Corinthians, e Cassiano Frisão, coordenador de Esportes Terrestres, viajaram para os Estados Unidos para fazer a inauguração oficial da primeira unidade internacional do Chute Inicial.
A unidade, situada na cidade de Fontana, na Califórnia, já conta com 105 alunos matriculados com aulas realizadas às segundas, quartas e sextas, e equipes que disputam campeonatos nos finais de semana representando o Corinthians Soccer Academy.
 
As aulas são ministradas por seis profissionais, entre treinadores, preparador de goleiro e preparadores físicos, que são responsáveis por todas as atividades da escolinha. “A Corinthians Soccer Academy adquiriu um terreno com quatro acres na cidade de Fontana para a construção de um CT moderno com campo oficial, três campos de futebol society, vestiários, churrasqueiras e lanchonete com toda estrutura para a prática do futebol", disse Josias Baptista, proprietário da escola.  
 
“A semana foi extremamente produtiva, pois tivemos condições de fazer visitas técnicas nos dois campos, onde são realizadas as aulas, além de acompanhar os jogos de diversas categorias. Com o trabalho profissional que está sendo realizado, tenho certeza que em pouco tempo nossa primeira escola internacional terá um crescimento muito grande amparado também no crescimento da modalidade nos EUA”, comentou Roberto Toledo.
 
O Chute Inicial da Califórnia faz parte de um projeto de expansão internacional das escolas de futebol do Corinthians. Além da unidade em funcionamento nos Estados Unidos, o clube analisa propostas para a abertura de novas unidades em Lima, no Peru, e em Lisboa, em Portugal.