quarta-feira, 13 de junho de 2012



COB CULTURAL


Selo COB Cultural lança o livro 'Nalbert, a jornada de um líder', de Marcelo Barreto
13.06.2012 :: 19h19


Crédito: Ismar Ingber/ COB

As dezenas de histórias que o consagraram nas quadras de todo o mundo agora marcam pontos no livro 'Nalbert, a jornada de um líder', lançamento do Selo COB Cultural, uma parceria entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Editora Casa da Palavra. O livro, que tem a autoria do jornalista Marcelo Barreto, foi lançado nesta quarta-feira, dia 13, no Rio de Janeiro. "O livro conta a história de um cara com certa dose de talento, mas, sem dúvida, a história de um cara que lutou demais para conquistar seu espaço", afirmou Nalbert Bitencourt, medalhista de ouro no vôlei dos Jogos Olímpicos Atenas 2004.
"Nalbert é um grande ídolo do esporte brasileiro. Campeão mundial em todas as categorias, campeão olímpico e, acima de tudo, um exemplo de determinação e respeito à camisa da seleção brasileira", afirmou o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, presente ao lançamento. "É uma honra para o Comitê Olímpico Brasileiro, através da parceria com a Casa da Palavra, perpetuar uma história tão importante para o esporte olímpico brasileiro", completou Nuzman.

Líder de espírito obstinado, Nalbert é até hoje um modelo de garra e perseverança. O jogador, que começou a praticar vôlei nas areias cariocas, tinha 17 anos quando, em 1991, foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira. Aos 23, já havia virado capitão do time, posto que manteve durante oito anos, se consagrando com a conquista do ouro olímpico. "A principal mensagem deste livro é a de que quando somos apaixonados por alguma coisa e fazemos por merecer, passamos por cima de todos os obstáculos. Então a possibilidade de obtermos sucesso é muito grande. E mesmo nas derrotas, temos sempre algo de interessante para tirar como lição", disse o ex-atleta.

Nalbert foi o único jogador da história do vôlei a conquistar títulos mundiais em três categorias (infanto-juvenil, juvenil e adulto). Sua carreira, como a de todos os grandes atletas, também foi marcada por momentos difíceis: ele sofreu uma lesão gravíssima às vésperas de uma das maiores competições de sua carreira, os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Para o treinador da seleção masculina de vôlei, Bernardinho, Nalbert revelava-se um competidor ainda melhor quando sujeito a dificuldades, pressão e desafios.

Para construir o livro, o autor levantou a vida, os amigos, os desafetos, as frustrações e as incontáveis conquistas do dono da braçadeira de uma das equipes mais vencedoras do vôlei mundial. Marcelo Barreto organiza o rico conteúdo em uma leitura repleta de lições de superação e histórias inéditas. "Heróis do esporte brasileiro, como ele, precisam ter seus feitos registrados, para continuarem servindo de exemplo e inspiração, como fazem ao longo de suas carreiras. Meu desafio é fazer justiça a uma jornada tão brilhante e vitoriosa. Espero ter conseguido", afirmou Marcelo Barreto, que se lembra da primeira entrevista feita com Nalbert. "Foi na casa dele, em Copacabana, sob o olhar orgulhoso da mãe, dona Dilce. Eu era repórter do Globo, ele ainda tinha cabelo e acabara de voltar de Portugal, campeão e eleito melhor jogador do Mundial Infanto-Juvenil. Era o primeiro ponto marcante da jornada que agora transformamos em livro", lembra Barreto.

Sobre o autor:

Marcelo Barreto é jornalista desde 1990. Cobriu os Jogos Olímpicos Atlanta 1996, participou da fundação do Diário Lance!, comandou o lançamento do Portal do Esporte e foi editor de texto e repórter da TV Globo. Apresentou programas como o Redação SporTV, Troca de Passes, SporTV Repórter e Momento Olímpico, e editor-chefe e âncora do telejornal SporTV News. Cobriu os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e as Copas do Mundo da Alemanha, em 2006, e da África do Sul, em 2010. Hoje, é correspondente do canal em Londres.

Selo COB Cultural:

O Selo COB Cultural foi criado em 2005 numa parceria do COB com a Editora Casa da Palavra. Até o momento, o selo lançou 38 títulos, sendo que dois estão na segunda edição atualizada (Almanaques Olímpico e do Futebol).

A proposta do selo, que tem distribuição nacional, é lançar com regularidade livros inéditos, abordando histórias, conquistas e perfis de atletas, introdução a modalidades olímpicas para iniciantes, técnicas de treinamento, participação das Delegações Brasileiras em eventos, entre outros temas. A parceria entre o COB e a Casa da Palavra é a versão brasileira de um modelo de co-gestão já adotado por alguns Comitês Olímpicos no mundo. À editora, cabe a função de contribuir com a sua reconhecida experiência no desenvolvimento e comercialização de livros. O COB aplica seu vasto conhecimento sobre esportes olímpicos, aproveitando ainda as vantagens de uma relação de mútua confiança com atletas, treinadores e entidades esportivas.

'Nalbert, a jornada de um líder - brilho individual, exemplo coletivo'
De Marcelo Barreto
Selo COB Cultural - Casa da Palavra
14x21cm
Preço sugerido - R$ 29,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário