O técnico Mano Menezes convocou nesta quinta os 23 jogadores que defenderão a Seleção Brasileira nos amistosos diante da África do Sul e da China, nos dias 7 e 10 de setembro, disputados em São Paulo e Recife, respectivamente. Entre as surpresas, o volante Arouca, do Santos, e o goleiro Cássio, do Corinthians, ganham a sua primeira chance na Seleção principal.
Diferente da lista para o amistoso diante da Suécia, no último dia 15, Mano não priorizou a manutenção da base olímpica de Londres 2012 - foram sete alterações realizadas, as principais delas no gol, onde nenhum dos três convocados estavam na partida em Estocolmo.

"Na verdade, não temos uma unanimidade", confessou Mano, tentando não se abater com os problemas para escolher um goleiro titular para a sua equipe. "Temos ótimos jogadores da posição. Tenho certeza de que eles irão estar preparados para a Copa", acrescentou o comandante.

Mano fez questão de elogiar a sua surpresa para o gol, Cássio. "Trabalhei com ele no Grêmio. Ele foi para a Holanda depois, ficou um pouco distante e teve um ótimo retorno ao Corinthians. Está entre os nomes que eu gostaria de ter na Seleção", afirmou, sem deixar de citar os outros convocados. "Tenho plena confiança no Jefferson e no Diego."

"Só fui convocado hoje porque fiz um bom trabalho no meu clube e quero que as coisas sigam assim. É o momento de continuar a me dedicar ainda mais no Corinthians e buscar construir minha história na Seleção agora neste meu retorno", comemorou Cássio, integrante da equipe sub-20 no Mundial de 2007 e que já havia sido convocado uma vez para a Seleção principal, em 2007, para dois amistosos na Suécia, contra Chile e Gana, mas não foi colocado em campo pelo então treinador, Dunga.

Além de Arouca e Cássio, uma das surpresas da lista é o zagueiro Réver, que volta a ser chamado por Mano após longo tempo fora da equipe brasileira. O jogador do Atlético Mineiro chegou a ser titular da Seleção no Superclássico das Américas de 2011, quando foi permitida apenas a convocação de atletas que atuavam no Brasil.

Autor de dois gols na vitória por 3 a 0 sobre a Suécia, Alexandre Pato fica de fora por conta de lesão. Já Paulo Henrique Ganso segue fora dos planos do treinador pela segunda vez seguida: o meia ja havia sido cortado do último amistoso logo após o encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. O técnico explicou a situação: “Tive uma conversa com o Ganso quando fomos para Estocolmo e ele não faria parte da última etapa (o amistoso com a Suécia). Penso e disse a ele que é preciso tomar decisões em relação a ele mesmo. Essas indefinições estão atrapalhando”, avisou Mano, referindo-se às dúvidas do santista sobre seu futuro dentro do clube e tentando lhe transmitir confiança. “Contamos com ele e acreditamos muito nele.”
Confira a lista de convocados:
Goleiros:
Cássio (Corinthians)
Diego Alves (Valencia)
Jefferson (Botafogo)
Laterais:
Adriano (Barcelona)
Alex Sandro (FC Porto)
Daniel Alves (Barcelona)
Marcelo (Real Madrid)
Zagueiros:
David Luiz (Chelsea)
Dedé (Vasco)
Réver (Atlético-MG)
Thiago Silva (PSG)
Meio-campistas:
Arouca (Santos)
Lucas (São Paulo)
Oscar (Chelsea)
Paulinho (Corinthians)
Ramires (Chelsea)
Rômulo (Spartak Moscou)
Sandro (Tottenham)
Atacantes:
Hulk (FC Porto)
Jonas (Valencia)
Leandro Damião (Internacional)
Neymar (Santos)