Um ano depois, Barcelona e Real Madrid voltaram a se enfrentar pela Supercopa da Espanha. Diante de um Camp Nou lotado, os atuais campeões da Copa do Rei, receberam os vencedores do último Campeonato Espanhol e largaram na frente na briga pelo título com uma bela vitória de virada por 3 a 2. Com o resultado, os catalães ganham o direito de jogar pelo empate na partida de volta, que acontecerá na próxima quarta-feira no Santiago Bernabeu, em Madri.
Os minutos iniciais do confronto desta quinta-feira pareciam uma repetiçãodas partidas do primeiro semestre de 2012, quando o Real Madrid passou a enfrentar seu rival jogando de maneira recuada. Mesmo com o tradicional toque de bola, o Barça demorou a encontrar espaços e assustar Casillas.
O time de Mourinho investia na forte marcação, mas o excesso de faltas logo no início do jogo afundou a estratégia. Com o português Fábio Coentrão apagado, os donos da casa começaram a aparecer bem pelo lado direito do ataque e quase abriram o placar por ali aos 18 minutos, quando Dani Alves cruzou para Lionel Messi dominar e acertar uma pancada à direita de Iker Casillas. Dez minutos depois, o capitão Xavi recebeu do argentino e soltou o pé para grande defesa do goleiro merengue.
Logo na sequência, foi a fez de Pedro testar o arqueiro em novo chute de fora da área, mas o capitão do Real se mostrava seguro. A primeira chance do time da capital aconteceu aos 35 minutos, quando Mesut Ozil cruzou na área e obrigou Victor Valdés a se esticar para tirar a bola da cabeça de Benzema.
De volta para o segundo tempo, o Real Madrid passou a marcar a saída de bola do Barcelona e, depois de conquistar o meio de campo, conseguiu sua primeira finalização. Aos nove minutos, Ozil cobrou escanteio pela direita na cabeça de Cristiano Ronaldo, que não perdoou Valdés: 1 a 0.
A alegria madridista, porém, não durou mais do que um minuto. Na saída de bola, Javier Mascherano acertou lançamento preciso para Pedro invadir a área e bater cruzado, sem chances para Casillas. O Real não acusou o golpe e dominou a partida, sufocando o Barça no campo de defesa. Em um contra-ataque, no entanto, veio o castigo.
Andrés Iniesta cortou Sergio Ramos na linha de fundo e foi derrubado. Pênalti para o Barcelona. Na cobrança, Messi bateu no canto esquerdo e viu Casillas cair no lado oposto, fazendo explodir a torcida no Camp Nou. Depois de adminstrar a partida por alguns minutos, o time mandante deu mais uma cartada diante do rival.
Iniesta saiu de dois marcadores, deixou Sami Khedira perdido e rolou com açúcar para Xavi. O capitão do Barça mostrou frieza e tirou de Casillas para sacramentar a virada blaugrana no Camp Nou.
A vitória chegou a ser ameaçada, quando Valdés se atrapalhou após recuo de Adriano e o argentino Di María, que havia entrado na vaga de José Callejón, aproveitou para diminuir a diferença. No desespero, o Real buscou o empate em bolas aéreas, mas foi o "estreante" Tito Vilanova, agredido por Mourinho em 2011, o técnico mais feliz ao fim do primeiro clássico da temporada.