domingo, 14 de agosto de 2011

Regras Oficiais de Futsal






REGRA 12 - FALTAS E INCORREÇÕES
Para que seja considerada uma falta devemos reunir as seguintes
condições:
- Ser cometida por um jogador de quadra ou reserva que não tenha
cumprido corretamente o procedimento de substituição;
- Deverá ocorrer na superfície de jogo;
- Ocorrer quando a bola está em jogo.
1- As faltas e incorreções serão penalizadas com:
a) Tiro Livre Direto;
b) Tiro Livre Indireto.
TIRO LIVRE DIRETO
2- Será concedido um tiro livre direto em favor da equipe adversária
quando um jogador cometer uma das seguintes infrações contra jogador
adversário, de maneira que os árbitros julguem imprudente, temerária ou
com uso de força excessiva:
a) Dar ou tentar dar pontapé em adversário;
b) Calçar o adversário, isto é, derrubar ou tentar fazê-lo usando as
pernas, agachando-se na frente ou por trás dele;
c) Pular ou atirar-se sobre o adversário;
d) Trancar o adversário por trás ou de maneira violenta e perigosa;
e) Bater, tentar bater ou lançar uma cusparada em adversário ou
companheiro de equipe;
f) Segurar um adversário com as mãos ou impedi-lo de ação com
qualquer parte do braço;
g) Empurrar o adversário;
h) Trancar o adversário com o ombro;
i) O jogador segurar ou desviar a bola intencionalmente, carregá-la,
batê-la ou impulsioná-la com a mão ou braço, excetuando-se o goleiro
dentro de sua área penal;
j) Projetar-se ao solo, deliberadamente, de maneira deslizante, e com
uso dos pés tentar tirar a bola que esteja sendo jogada ou de posse do
adversário, levando perigo para o mesmo;
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k) Sendo o goleiro, com a bola em jogo, ao arremessar a mesma com as
mãos, ultrapassa o limite da área penal, com a bola ainda em seu
poder;
l) Praticar qualquer jogada, sem visar o adversário, mas
involuntariamente atingi-lo ou quase atingi-lo perigosamente.
PUNIÇÃO
a) Estas faltas são anotadas como acumulativas para a equipe;
b) Será punido com a cobrança de um tiro livre direto a ser executado
pela equipe adversária no local onde ocorreu a infração, se cometida
fora da área penal do infrator;
c) Na hipótese dessa ocorrência ser dentro da área penal do infrator,
uma penalidade máxima será cobrada pela equipe adversária,
qualquer que seja a posição da bola no momento em que a falta é
praticada;
TIRO LIVRE INDIRETO
3- Será concedido um tiro livre indireto em favor de uma equipe quando
um jogador adversário cometer uma das seguintes infrações:
a) Estando o goleiro com a bola em jogo:
1. Controla a bola com suas mãos dentro de sua área penal ou fica
de posse em sua meia quadra de jogo por mais de 4 (quatro)
segundos;
2. Toca ou controla a bola com suas mãos, dentro de sua área penal,
depois que um seu companheiro a tenha passado
deliberadamente com o pé;
3. Toca ou controla a bola com as mãos vinda diretamente de um tiro
lateral, de canto, direto e indireto, cobrado por um seu
companheiro;
4. Após haver tocado na bola ou arremessando-a com as mãos ou
movimentando-a com os pés volta a recebê-la de um companheiro
de equipe em sua meia quadra de jogo, de forma intencional, sem
que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário. O ato
de receber a bola de um companheiro na quadra adversária e
conduzi-la para sua meia quadra será considerada como segunda
devolução e deverá ser punida com tiro indireto. Na quadra de
ataque poderá receber normalmente a bola.
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b) Qualquer jogador que:
1. Jogar perigosamente, mesmo sem contato físico com o goleiro, ao
tentar tirar a bola das mãos deste após a mesma ter sido agarrada
e estar retida em suas mãos;
2. Quando sem a posse ou domínio da bola, obstruir,
intencionalmente, um adversário de maneira a formar um
obstáculo em sua progressão;
3. Obstruir a jogada, prender a bola com os pés ou evitar com o
corpo sua movimentação, estando caído, exceto se for o goleiro,
dentro de sua área penal;
4. Tocar na bola, em jogo, quando não esteja devidamente equipado,
exceto o jogador que, na disputa da bola perder qualquer
equipamento, podendo prosseguir no lance enquanto estiver de
posse da bola;
5. Usar expressão verbal ou vocal para enganar jogador adversário,
fingindo ser seu companheiro de equipe ou acenar com as mãos
próximas ao rosto do adversário e tirar vantagem do lance;
6. Ficar parado na frente do goleiro adversário com o propósito de
obstruir sua visão e dificultar a sua ação ou movimentos;
7. Fazer a bola permanecer mais de 04 segundos dentro da própria
área penal, estando a mesma em condições de jogo ou de ser
jogada, com a clara intenção de retardar o andamento da partida;
8. Persistir, quando de posse de bola, na troca de passes com
companheiros, com o deliberado propósito de ganhar tempo ou
retardar o andamento da partida, estando colocados dentro ou fora
da respectiva área penal;
9. Imobilizar a bola, dentro ou fora de sua área penal, com o domínio
dos pés, por mais de 04 segundos, estando a mesma em
condições de ser jogada;
10. Levantar os pés para chutar para trás (bicicleta) ou chutar com o
calcanhar e, levando perigo ao adversário próximo à jogada sem
atingi-lo;
11. Impedir que o goleiro lance a bola com as mãos.
12. Passar por traz da meta adversária no momento da cobrança de
qualquer infração ou colocação de bola em jogo tentando ludibriar
os árbitros e adversários.
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PUNIÇÃO
a) Nestas faltas a equipe infratora será punida com a cobrança de um tiro
livre indireto a ser executado pelo adversário no local onde ocorreu a
infração, se cometida fora da área penal do infrator. Se cometida
dentro da área penal do infrator, o tiro livre indireto deverá ser
executado sobre a linha da área penal, no ponto mais próximo do local
onde ocorreu a infração;
b) Estas faltas não são anotadas como acumulativas para a equipe e
serão punidas com tiros livres indiretos durante toda a partida.
SANÇÕES DISCIPLINARES
a) Cartão Amarelo;
b) Cartão Vermelho.
Somente os jogadores titulares e reservas podem ser penalizados com
cartões amarelos e vermelhos. Deve ser apresentado o cartão de forma
pública somente na superfície do jogo após a partida ter iniciado. Nos
demais casos os árbitros informam ao treinador de forma verbal a
penalização.
Os árbitros têm autoridade para tomar medidas disciplinares desde o
momento em que chegam ao local do jogo, até a entrega da súmula na
entidade pela qual estejam atuando.
a) O jogador será, obrigatoriamente, penalizado com cartão amarelo
se na opinião dos árbitros, cometerem uma das seguintes
infrações:
1. Entrar na quadra de jogo para recompor sua equipe antes de
transcorridos os 2 (dois) minutos de expulsão temporária ou de
sua equipe ter sofrido um tento;
2. Infringir, persistentemente as regras de jogo;
3. Demonstrar, por palavras ou gestos divergências das decisões
tomadas pelos árbitros;
4. Ser culpado por conduta antidesportiva;
5. Trocar o seu número de camisa sem avisar o anotador e o árbitro;
6. Dirigir-se na quadra de jogo, durante a partida, ao árbitro principal,
ao árbitro auxiliar, ao anotador ou ao cronometrista para deles
reclamar ou discordar ou para discutir com o público;
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7. Numa interrupção da partida, propositadamente, impedir, tentar
impedir, retardar ou dificultar o reinicio da mesma;
8. Toda a simulação na superfície de jogo, que tenha a finalidade de
ludibriar os árbitros para levar vantagem no lance, deverá ser
penalizada como conduta antidesportiva;
9. Abandonar deliberadamente a superfície de jogo sem autorização
dos árbitros;
10. Ao comemorar um gol, colocar a camisa na cabeça ou retirá-la do
corpo ou, ainda, fazer gestos provocantes aos adversários ou aos
torcedores;
11. Não respeitar a distância regulamentar na cobrança de tiros lateral,
de canto, direto, indireto e livre ou arremesso de meta e bola de
saída;
12. Agarrar um adversário, quer pela camisa, pelo calção ou por
qualquer parte do corpo, acintosamente, com o objetivo de
interromper a jogada;
13. Exceto o goleiro dentro de sua área penal, usar deliberada e
intencionalmente a mão, cortando a trajetória da bola, com o
objetivo de interromper a jogada, impedindo a passagem da bola
evitando o perigo de gol contra sua equipe;
14. No momento da cobrança de qualquer infração ou colocação da
bola em jogo, passar por traz da meta adversária para ludibriar a
arbitragem e adversários. Deverá ser penalizado por sair da
quadra de jogo sem autorização da arbitragem.
- Se no momento que foi executada a cobrança o jogador já estava
fora da quadra, o árbitro paralisa o jogo, aplica cartão amarelo e
manda repetir o lance;
- Se no momento que foi executada a cobrança o jogador estava
dentro da quadra e depois saiu, o árbitro paralisa o jogo, aplica
cartão amarelo e marca um tiro livre indireto contra sua equipe.
15. Tentar defender a bola com as mãos com objetivo de impedir um
gol contra sua equipe, mas não conseguindo seu intento, exceto o
goleiro dentro de sua área penal.
b) O jogador será, obrigatoriamente, penalizado com cartão vermelho
se cometer uma das seguintes infrações:
1. For culpado de conduta violenta;
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2. For culpado de jogo brusco grave;
3. Empregar linguagem ou gestos ofensivos, grosseiros ou obscenos
para qualquer pessoa;
4. Praticar pela segunda vez infração punível com cartão amarelo de
advertência na mesma partida;
5. Impedir com o uso da mão, intencionalmente, a marcação de um
gol contra sua equipe, exceto quando for o goleiro dentro de sua
área penal;
6. Lançar uma cusparada em qualquer pessoa;
7. Cometer uma entrada que ponha em perigo a integridade física de
jogador adversário;
8. Impedir intencionalmente, por meios ilegais, que um jogador em
condições plenas de assinalar um tento conclua a jogada;
9. Estando no banco de reservas entrarem na quadra de jogo para
atrapalhar ou impedir a tentativa ou a marcação de um tento
contra sua equipe


Regra extraída da Confederação Brasileira de Futsal .

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