terça-feira, 16 de agosto de 2011

Regras Oficiais de Futsal





REGRA 13 - TIROS LIVRES
1- Tiros livres são os chutes desferidos, quando da reposição da bola em
jogo, em razão da paralisação da partida por assinalação de alguma
infração.
2- Os tiros livres classificam-se em duas categorias, o tiro livre direto,
através do qual se pode consignar diretamente um tento contra a
equipe que cometeu a infração e tiro livre indireto, através do qual não
se pode consignar diretamente um tento, salvo se a bola, antes de
entrar na meta, seja jogada ou tocada por um jogador que não seja o
executor do chute.
3- Na cobrança de tiro livre a bola deverá estar imóvel sobre o piso e a
sua movimentação poderá ser feita para qualquer parte da quadra.
4- A cobrança de uma penalidade máxima deve ser feita da marca penal,
cobrada obrigatoriamente para frente, com a bola entrando em jogo tão
logo seja movimentada.
5- Um tiro livre direto sem direito a formação de barreira deve ser cobrado
para frente, com intenção de chutar em direção a meta, não podendo a
bola em sua trajetória ser tocada por outro jogador da sua equipe.
6- Antes da execução de um tiro livre nenhum jogador da equipe
adversária poderá aproximar-se a menos de 5 (cinco) metros da bola
até que a mesma esteja em jogo.
7- Numa linha imaginária, entre a bola e o jogador executante da cobrança
do tiro livre, qualquer que seja à distância por ele tomada, não poderá
haver nenhum jogador da equipe adversária, na linha de ação do
executante.
8- Quando da cobrança de um tiro livre, se os jogadores da equipe
infratora estiverem a uma distância mínima de 5 (cinco) metros da bola,
os árbitros autorizarão a imediata cobrança do tiro livre, independente
da formação da barreira de jogadores.
9- Se o jogador da equipe adversária não respeitar a distância de 5 (cinco)
metros da bola, antes do tiro livre ser executado e a bola movimentada,
o árbitro mandará repetir a cobrança do tiro livre e aplicará cartão
amarelo ao infrator, observando sempre a lei da vantagem.
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10- No caso de um tiro livre a favor da equipe atacada, dentro de sua área
penal, a bola pode ser colocada em qualquer parte da área e nenhum
jogador poderá receber a bola, diretamente, dentro da área penal, para
que a ponha em movimento logo em seguida. A bola deverá ser
chutada diretamente para fora da área penal. Se algum jogador,
intencionalmente, impedir que esta situação seja cumprida, o tiro livre
deverá ser repetido. Todos os jogadores adversários deverão situar-se
fora da área de meta. A bola estará em jogo quando sair da área penal.
11- Se o jogador que executar a cobrança de um tiro livre volta a jogar ou
tocar na bola antes que outro jogador o faça será concedido um tiro
livre indireto em favor da equipe adversária no local onde ocorreu a
infração, salvo se ocorreu dentro da área penal da equipe infratora,
quando o tiro indireto deverá ser executado com a bola colocada sobre
a linha de meta e no local mais próximo de onde ocorreu a infração. Se
nesta situação o jogador tocar com a mão na bola, será marcada a
infração mais grave e se cobrará um tiro livre direto.
12- Se o jogador que for executar o tiro livre demorar mais de 4 segundos
para movimentar a bola, sua equipe será punida com a marcação de
um tiro livre indireto contra a mesma, a ser cobrado do local onde a
infração foi cometida, salvo se ocorreu dentro da área penal da equipe
infratora, quando o tiro indireto deverá ser executado com a bola
colocada sobre a linha da área penal e no local mais próximo de onde
ocorreu a infração.
13- Para distinguir o tiro livre indireto, os árbitros erguerão um dos braços
sobre a cabeça, devendo mantê-lo erguido até que o tiro indireto seja
executado e a bola seja jogada ou tocada por outro jogador, toque em
uma das traves ou travessão e retorne a quadra, ou saia da quadra de
jogo.
14- Quando for tiro livre direto, os árbitros devem levantar o braço na
horizontal, sinalizando a direção em que deve ser cobrado, com a mão
do outro braço sinalizando em direção a quadra, de maneira que fique
bem claro para todos, que se trata de uma falta acumulada.
15- Se um jogador, quando da cobrança de um tiro livre direto ou indireto,
chuta a bola em direção a sua própria meta e a mesma entra no gol
diretamente, o gol não será válido. Será cobrado arremesso de canto
em favor da equipe adversária. Se a bola tocar em qualquer jogador
inclusive o goleiro e entrar, o tento será válido.
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RECOMENDAÇÕES:
a) Quando o árbitro verifica que a barreira já se encontra na distância
correta, não necessita medir a distância;
b) Imediatamente após o árbitro ter assinalado a infração, deverá indicar
se é tiro direto ou indireto;
c) Simultaneamente com a marcação de uma infração, os árbitros
deverão sinalizar imediatamente, o lado para o qual deverá ser
executada a cobrança;
d) Por ocasião da cobrança de infrações dentro da área penal e a favor
da equipe defensora, a bola somente entrará em jogo quando sair da
referida área e quando algum jogador tocar na bola antes de sair da
área penal, os árbitros devem mandar repetir a cobrança;
e) Quando ocorrer uma falta dentro da área penal e a favor da equipe
defensora, a infração poderá ser cobrada de qualquer local da área
penal;
f) Se um jogador executar a cobrança de um tiro livre volta a tocar na
bola, com a mão, antes que outro jogador toquem na bola, deverá ser
penalizado com a infração mais grave, tiro livre direto e não como tiro
livre indireto, anotando uma falta acumulativa;
g) Se um tiro livre for cobrado pelo goleiro e após a bola entrar em jogo, e
o mesmo volta a tocar na bola com a mão, antes que outro jogador o
toque, os árbitros deverão:
- Se for fora da área de meta marcar um tiro livre direto e uma falta
acumulativa;
- Se for dentro da área de meta marcar um tiro livre indireto;
h) Se um jogador cobrar um tiro livre a partir da sexta falta, sem a
intenção de chutar para a meta e um jogador de sua equipe tocar na
bola, o árbitro paralisará o jogo e cobrará um tiro livre indireto contra
sua equipe .

Texto Extraído das Regras Oficiais da Confederação Brasileira de Futsal . 

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