quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Regras Oficiais de Futsal





REGRA 17 - TIRO DE CANTO
1- O tiro de canto dar-se-á sempre que a bola ultrapassar inteiramente a
linha de meta, excluída a parte compreendida entre os postes e sob o
travessão de meta, quer pelo solo, quer pelo alto, após ter sido jogada
ou tocada pela última vez por um jogador que estiver na defensiva. O
tiro de canto deverá ser executado sempre do canto mais próximo de
onde saiu a bola pela linha de meta.
2- Para a cobrança do tiro de canto a bola deve ser colocada dentro do
quadrante. Será executado por um jogador da equipe adversária, com o
uso dos pés. O executor do tiro de canto pode ter o pé de apoio em
cima da linha lateral ou de meta, ou ainda do lado de fora ou dentro da
quadra.
3- Se o jogador executar o tiro de canto com a bola fora do quadrante, o
árbitro manda repetir a cobrança e reinicia a contagem dos quatro
segundos a partir dos segundos que já tinham passado após a primeira
autorização, até que seja cobrado corretamente ou ultrapasse os quatro
segundos.
4- A bola estará em jogo assim que o tiro de canto for executado de
acordo com esta regra e a bola movimentada, não necessitando sair do
quadrante.
5- Poderá ser feito um gol diretamente de um tiro de canto somente contra
a equipe adversária. Se um jogador executar o tiro de canto contra a
meta da equipe adversária e a bola transpor inteiramente a linha de
meta entre os postes de meta e sob o travessão, tocando ou não em
qualquer jogador, o tento será válido.
6- Quando da cobrança de tiro de canto, os jogadores adversários
deverão respeitar a distância mínima de 5 (cinco) metros da bola.
7- Na execução do tiro de canto é suficiente que a bola esteja apoiada no
solo, colocada sobre o espaço demarcado onde se unem as linhas
laterais e de meta, podendo mover-se levemente.
8- Se um jogador chutar a bola contra sua própria meta e a bola penetrar
na mesma diretamente, o tento não será válido. O árbitro determinará
que a partida seja reiniciada com a cobrança de tiro de canto a favor da
equipe adversária. Se a bola tocar em qualquer jogador e penetrar na
meta, o gol será válido.
69
9- Se um jogador demorar mais de 4 (quatro) segundos para executar o
tiro de canto, o árbitro determinará a perda de posse de bola e a partida
reiniciada com a cobrança de um arremesso de meta a favor da equipe
adversária.
10- Se um jogador chutar a bola e tocar na mesma uma segunda vez antes
de qualquer outro jogador, sua equipe será punida com a cobrança de
um tiro livre indireto no exato lugar onde se encontrava a bola.
11- Se o jogador ao cobrar um tiro de canto, movimentar a bola para fora
pela linha lateral, o jogo será reiniciado com tiro lateral para equipe
adversária e se a movimentar para fora pela linha de meta, será
reiniciado com arremesso de meta em favor da equipe adversária.
12- Antes de autorizar uma cobrança, um dos árbitros deve posicionar-se
próximo à linha lateral do lado onde será cobrado o tiro de canto,
aproximando-se uns 5 (cinco) metros da linha de meta, enquanto o
outro árbitro ficará próximo à linha de meta do lado oposto ao qual será
cobrado o tiro de canto.


Texto extraído das Regras Oficiais da Confederação Brasileira de Futsal by Miriam .

Nenhum comentário:

Postar um comentário