domingo, 9 de setembro de 2012


Leonardo de Deus acende a pira olímpica das Olimpíadas Escolares 2012

Competição em Poços de Caldas reúne quase 4 mil atletas

Leonardo de Deus acende a pira olímpica das Olimpíadas Escolares 2012
Crédito: Satiro Sodre/AGIF/COB

Atribua uma nota:

1
2
3
4
5
Com a presença de renomados atletas, foi realizada na noite desta quinta-feira, dia 6, a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Escolares 2012, categoria 12 a 14 anos, no Ginásio Poliesportivo Arthur Moreira Chavez, em Poços de Caldas (MG). Estavam presentes o sub-secretário estadual de esporte e juventude, Rogério Romero; o prefeito de Poços de Caldas, Paulo César Silva; o secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Alberto dos Santos, o Lelo; e o diretor geral das OEs, Edgar Hubner.
“Em nome do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, quero agradecer a presença de todas as autoridades, convidados, voluntários e demais participantes das Olimpíadas escolares, principalmente os jovens atletas aqui presentes. Desejo boa sorte a todos”, disse Edgar Hubner. Como bons anfitriões, o ex-atleta olímpico, Rogério Romero, e o secretário de esportes, Carlos Alberto Santos, deram às boas vindas a todos.
Detentora de duas medalhas olímpicas de bronze, a ex-jogadora de vôlei, Leila Barros, foi a mestre de cerimônia da festa que contou com a participação de sete atletas olímpicos e pan-americanos: os Embaixadores Ana Cláudia Lemos (atletismo), Daniel Paiola (badminton), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Antoine Jaoude (luta olímpica), Leonardo de Deus (natação), Ligia Silva (tênis de mesa) e Renato Rezende (ciclismo).
A festa começou animada. O grupo de hip hop Concepção Urbana, campeão sul-americano de street dance, fez uma apresentação que levou a garotada ao delírio. Na sequência, o momento mais esperado da festa: o desfile das 28 delegações – 26 estados, Distrito Federal e Poços de Caldas. Cada delegação estava acompanhada de um escoteiro do 100° Grupo Escoteiro do 1° Centenário de Poços de Caldas, que levavam as plaquinhas dos estados.
Posteriormente foi entoado o Hino Nacional. Otávio William dos Santos, do atletismo, da delegação de Poços de Caldas, realizou o juramento do atleta e para o juramento do árbitro, foi convidada Janaína Aparecida Cruz, que vai compor a equipe de arbitragem de atletismo durante o evento.
Após os juramentos, aconteceu o momento alto da festa. As luzes do ginásio foram apagadas e se iniciou o revezamento da tocha das Olimpíadas Escolares 2012. Ana Cláudia Lemos, que disputou as OEs em 2005 e 2006 iniciou o revezamento.
A tocha passou depois pelas mãos de Renato Rezende, Angélica Kvieczynski, Antoine Jaoude, Daniel Paiola e Ligia Silva, que também começou sua brilhante carreira em competições escolares. Por último, chegou nas mãos do nadador Leonardo de Deus, que teve a honra de abrir oficialmente as Olimpíadas Escolares 2012 após acender a pira da competição.
"Foi um momento mágico”, disse Leonardo, entre as dezenas de fotos que tirou com toda a garotada, que invadiu a quadra do ginásio. “Esse carinho é a melhor coisa que existe na vida de um atleta. Não tem como não se apaixonar por essas crianças. É um prazer enorme incentivar essa garotada, que só por estar aqui já é campeã”.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Governo do Estado de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário