domingo, 9 de setembro de 2012


Mayra Siñeriz (ES) conquista três ouros e uma prata na GR das Olimpíadas Escolares

Angélica Kvieczynski destaca a evolução da ginástica rítmica no Brasil

Mayra Siñeriz (ES) conquista três ouros e uma prata na GR das Olimpíadas Escolares
Crédito: Fernando Soutello/AGIF/COB

Atribua uma nota:

1
2
3
4
5
O show de beleza, graciosidade e elasticidade da ginástica rítmica nas Olimpíadas Escolares 2012, para atletas de 12 a 14 anos, foi encerrado na tarde deste domingo, em Poços de Caldas (MG). Destaque para a capixaba Mayra Luiza Siñeriz, da Escola Municipal de Educação Fundamental Eber Louzada Zippinotti, que conquistou três medalhas de ouro e uma de prata. Mayra venceu o individual geral ao totalizar 48.425 pontos, os aparelhos bola (24.325) e arco (24.100), e ficou em segundo lugar na competição por equipes.
A gaúcha Andressa Jardim, da Escola Estadual Prudente de Morais, somou três medalhas de prata (geral com 46.775, arco com 23.150 e bola com 23.625) e uma de bronze por equipes. O Paraná conquistou a medalha de ouro por equipes, com grandes atuações de Bárbara Domingos, do Colégio Dom Bosco/Círculo Militar (PR), que ainda faturou duas medalhas de bronze individuais, ao totalizar 45.650 pontos no individual geral e 23.000 no arco. Na bola, o bronze ficou com a gaúcha Stephany Gonçalves, com 22.775 pontos.
A capixaba Mayra Siñeriz, de 13 anos, disputou sua primeira Olimpíada Escolar. No ano passado, a data da competição coincidiu com o Campeonato Sul-Americano da Venezuela, onde ela subiu quatro vezes no alto do pódio (individual geral, bola, maças e arco). A atleta começou no esporte aos cinco anos e logo começou a se destacar.
“Eu fazia natação, mas era muito flexível e minha mãe me levou para a ginástica rítmica”, disse a jovem, única atleta da família. “Desde então me apaixonei. Acho um esporte muito bonito e difícil. Tem que ter flexibilidade, beleza, fazer tudo esticado. Não é para qualquer um não. Treino das 14h às 19h, mas às vezes o treino vai até as 21h, 21h30. Já conquistei um título na Ucrânia contra ginastas de diversos países”, contou a jovem, que na escola gosta de estudar geografia.
Mayra e as gaúchas Andressa e Stephany embarcam na próxima semana para Cali, na Colômbia, onde irão defender o Brasil em mais um Campeonato Sul-Americano.
Na arquibancada, os Embaixadores das Olimpíadas Escolares, Angélica Kvieczynski, única brasileira a subir no pódio quatro vezes em uma edição dos Jogos Pan-Americanos na modalidade, e o nadador Leonardo de Deus, acompanharam a competição atentamente. Angélica afirmou que o nível técnico da competição melhora a cada ano.
“Gosto muito da Andressa. Ela é uma ginasta muito limpa, que se destaca por isso”, disse Angélica, atenta a todos os movimentos das jovens promessas do esporte brasileiro. Entre as meninas que chamaram a sua atenção estava ainda a sergipana Marcela Almeida. “Essa menina é uma gracinha. Tem elasticidade, tem graça e um belo futuro”, afirmou.
Após seis meses de angústia, Angélica deverá voltar aos treinos na semana que vem. Mesmo sem estar totalmente recuperada da operação no ombro, ela afirmou que voltará aos poucos: “Estou com muita saudade. Não aguento mais ficar parada”.
As Olimpíadas Escolares 2012 também ficaram marcadas pela estreia da apresentação da ginástica de gala, com exibições por equipe sem disputa por medalhas. A ginástica rítmica contou com a participação de 84 meninas de 22 estados. Destas, 18 participaram da final individual geral e por aparelhos, neste domingo. A apresentação da ginástica de gala fechou a programação da modalidade no ginásio de Esportes Miguel Zanetti.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Governo do Estado de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário