terça-feira, 18 de setembro de 2012


17/09/12
20h37

Ex-árbitro da Fifa apita a Copa DIÁRIO

Bruno Poletti/Diário SP
José Carlos das Dores apitou os três jogos da abertura da Copa DIÁRIO
Luciano Trindade
Especial para o DIÁRIO
educação por meio do esporte sempre se mostrou uma importante prática para o desenvolvimento de crianças e jovens. Foi pensando nisso que os organizadores da 2 Copa DIÁRIO/SEME de futsal resolveram buscar um árbitro com experiência internacional para apitar as partidas desta segunda edição do campeonato intercolegial. E o escolhido para essa missão é José Carlos das Dores, ex-membro do quadro da Fifa.
Com a bagagem de quem já participou de quatro Mundiais, José Carlos acredita que a receita para se formar bons atletas passa, antes de tudo, pela educação e por muitadisciplina.
“O sucesso de uma criança até chegar a uma faculdade depende da escola. E o esporte faz parte disso. Ele passa a ser uma disciplina na qual o aluno aprende a respeitar regras e ter o famoso ‘fair play’, o jogo limpo”, comentou José Carlos.
O árbitro relatou que costuma conversar com os atletas antes das partidas. Na visão dele, isso é importante para transmitir tranquilidade aos jogadores e orientá-los sobre as constantes mudanças nas regras do futsal.
“São tantas modificações nas regras do futsal que há a necessidade de haver essa conversa”, disse. “Outra coisa é o respeito. Acaba as partidas, há um cumprimento entre os atletas, ganhadores e perdedores. Esse é o respeito e a disciplina gerados por meio da educação junto ao esporte”, emendou.
Carreira/ Formado em educação física, José Carlos iniciou cedo sua carreira no cenário internacional. Em 1982, com 24 anos, foi escalado para apitar o primeiro Mundial de futsal, realizado no Brasil. Depois, ainda participou de mais três.
“Trabalhei nos Mundiais de 1982, 1985, 1988 e encerrei minha carreira no Mundial de 1996, na Espanha”, afirmou. “Hoje, carrego comigo essa experiência e espero passar para essa garotada”, completou.
Copa DIÁRIO/SEME resgata tradições
Com 136 equipes inscritas, a 2 Copa DIÁRIO/SEME proporcionará a mais de dois mil atletas a chance de vivenciar um torneio que resgata as tradicionais rivalidades das escolas nas competições intercolegiais. Em seu segundo ano, a competição atrai cada vez mais alunos e torcedores.
2.070 
é o número de atletas inscritos neste ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário