quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Futsal Modelos de Jogo


 
No futsal os jogadores podem dispor-se no campo por três posições distintas: Fixo, o homem mais recuado no campo, ala, os jogadores que jogam nas laterais e o pivô, que normalmente joga de costas para a baliza adversária é o homem mais avançado no terreno. Dadas as distintas posições dos jogadores, existem três sistemas fundamentais de jogo, que são os seguintes: 2:2, 3:1 e 4:0.

O sistema mais elementar do futsal é o 2:2, as equipas jogam com dois fixos e 2 pivots, este sistema não permite grandes acções combinadas, é preferencialmente usado pelos escalões de iniciação pois não exige grande trabalho para conseguir resultados mínimos, neste sistema praticamente se divide o campo e a equipa em dois e as acções colectivas processam-se a dois elementos, tratam-se de acções geralmente simples e bastante objectivas.

Os sistemas de jogo 3:1 e 4:0, são sistemas muito mais elaborados e complexos que o sistema 2:2, nestes sistemas já são efectuadas acções colectivas, quer ofensivas quer defensivas a quatro elementos, as equipas que actuam nestes modelos têm geralmente uma base de jogo combinada, embora o improviso e a criatividade do momento seja sempre solução e muitas vezes resolva jogos. A grande diferença entre o sistema 3:1, que actua com um fixo, dois alas e um pivôt definido, e o sistema 4:0, que actua com dois fixos e dois pivôts, é a inexistência de no sistema de 4:0 de um pivôt definido, que joga entre linhas e serve de apoio ao sistema ofensivo, no sistema de 4:0, os pivôts vão surgindo ora entre linhas ora nas laterais rodando bastante de posição e fazendo sobretudo uma circulação exterior sem ter em conta um homem como referência (caso do 3:1). Defensivamente, a dinâmica do sistema de 4:0 imprime um risco muito maior que o sistema de 3:1, que pode ter duas a três linhas defensivas, assim o sistema de 4:0 exige um entrosamento muito maior dos atletas pois a mínima falha de entendimento a nível ofensivo pode ser bastante perigosa, derivado de uma cobertura que não é tão eficaz como no sistema 3:1.

As equipas de alta competição alternam muita vez entre os dois sistemas referidos anteriormente, nomeadamente em função dos jogadores que possui no terrenos de jogo e das suas características se enquadrarem mais num sistema ou em outro, o que faz concluir que ambos apresentam vantagens e desvantagens e nenhum dos sistemas se apresenta superio

Saber mais em: http://www.ruadireita.com/desporto/info/futsal-modelos-de-jogo/#ixzz1ZIjhA800

Nenhum comentário:

Postar um comentário