quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Novas Regras Futsal 2011


Área Técnica: assim como no futebol de campo, a partir de agora, existe uma área técnica delimitada para que o técnico possa passar suas intruções, medida interessante para os árbitros e organização dos jogos.
Cobrança de lateral: agora a bola pode estar sobre a linha ou, no máximo, 25 centímetros para fora da linha, uma pequena diferença que vai ajudar muito na dinâmica do jogo, evitando boa parte das repetições e reversões quando o jogador coloca seu pé de apoio dentro da quadra.

Número mínimo de atletas: Para iniciar uma partida, a equipe deverá ter, no mínimo, três atletas. Medida que apenas padroniza uma regra que já é utilizada de maneira parecida no futebol de campo.
Solicitação de tempo: A partir de agora, os treinadores devem levantar uma placa para fazer o seu pedido de tempo, a medida foi adotada apenas para que o jogo seja mais organizado.
Saída de bola: Não vale mais o gol de bola chutada diretamente para a meta, medida que evita finalizações diretas, muito comuns quando os jogos são realizados em quadras pequenas.
Participação do goleiro com os pés:
a) - Com a bola em jogo: Após o primeiro contato com a bola, o goleiro só pode recebê-la de volta de um companheiro de equipe, de forma intencional, sem que a bola tenha sito jogada ou tocada poe um adversário, quando estiver posicionado na meia-quadra de ataque.
Mesmo sendo cruel com os goleiros, a medida é boa para o andamento da partida, incentivando o jogo para o ataque, e a melhor utilização do goleiro e de suas jogadas com os pés de maneira puramente ofensiva, sempre visando o gol.
b) - Arremesso de meta: Após o goleiro executar o arremesso de meta e a bola ter entrado em jogo, não poderá recebê-la de um companheiro de equipe, em qualquer parte da quadra, sem que a bola tenha antes sido jogada ou tocada por um adversário.
Fonte: CBFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário