quinta-feira, 22 de março de 2012


COB GERAL


Com apoio do Fundo Olímpico, equipe de lutas tenta vaga em Londres 2012
22.03.2012 :: 17h35


Crédito: Wagner Carmo/Inovafoto/COB

A partir desta sexta-feira, dia 23, a Seleção Brasileira de lutas associadas disputa o Campeonato Pan-americano, em Kissimmee, na Flórida (EUA). O torneio vale vaga para os Jogos Olímpicos Londres 2012. Toda a preparação brasileira, incluindo treinamentos de aclimatação realizados no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, em Colorado Springs, contou com o suporte do Fundo Olímpico. O campeonato distribuirá 36 vagas para o continente, na luta livre e greco-romana. Além dessa seletiva pan-americana, mais duas seletivas mundiais podem classificar aos Jogos de Londres: Taiyuan, na China, entre os dias 27 e 29 de abril e Helsinki, na Finlândia, entre os dias 4 e 6 de maio.

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos Londres 2012, o COB intensifica cada vez mais o suporte à preparação dos atletas brasileiros classificados para os Jogos ou com chances de classificação. Uma das fontes de recursos mais importantes para este auxílio é o Fundo Olímpico da Lei Agnelo/Piva. Somente neste mês de março, o COB aprovou projetos para diversas modalidades.

Além da equipe de lutas, outros atletas estão se beneficiando dos recursos do Fundo Olímpico. A medalhista olímpica Natália Falavigna está em Houston (EUA), onde fica até meados de maio, treinando com o americano Jean Lopez, um dos grandes mestres do taekwondo mundial, em mais uma ação financiada pelo Fundo Olímpico. Em abril, outros dois atletas de taekwondo serão beneficiados pelo Fundo. Diogo Silva e Marcio Wenceslau, que espera decisão da Corte Arbitral do Esporte sobre sua classificação olímpica, passarão por um período de preparação no Centro Esportivo La Loma, no México.

O triatlo brasileiro estará presente em três importantes etapas de Copa do Mundo, que valem pontos para o ranking mundial 
ntecedência. Os gastos de estadia e treinamentos são pagos pelo Fundo Olímpico. De Mooloolaba, a delegação brasileira segue para Sidney e, posteriormente, para Ishigaki, no Japão, para mais duas etapas da Copa do Mundo, em abril. 

O Fundo Olímpico é responsável também por outras importantes ações de suporte às confederações, como pagamento de salários de treinadores, compra de equipamentos esportivos, pagamento de transporte de barcos e cavalos, manutenção de centros de treinamento, entre outras. Para abril, já estão aprovados projetos para diversas outras ações de suporte ao esporte olímpico do Brasile, consequentemente, para a classificação olímpica. Neste domingo, dia 25, em Mooloolaba, na Austrália, Pamela Oliveira, Diogo Sclebin, Fabio Carvalho, Bruno Matheus e Juraci Moreira representarão o Brasil. Para se adaptar ao fuso, os triatletas chegaram à Oceania com a.

Fundo Olímpico

O Fundo Olímpico é formado pelo COB a partir de uma parcela dos recursos que a entidade recebe da Lei Agnelo/Piva. O objetivo é atender a projetos especiais apresentados por todas as Confederações Brasileiras Dirigentes de Esportes Olímpicas cujos valores não couberem no orçamento anual aprovado pelo COB para cada Confederação, ou no orçamento disponível de outras fontes de recursos da Confederação. Tais projetos são fundamentalmente orientados para a preparação das equipes e atletas com maiores possibilidades de alcançarem os melhores resultados nas principais competições do calendário internacional, como Jogos Olímpicos e Jogos Pan-americanos. Para o primeiro semestre de 2012 o foco de utilização do Fundo Olímpico é a classificação de atletas e equipes para os Jogos Olímpicos de Londres, a preparação para os Jogos e a disputa por medalhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário