Flores, maquiagem e palestras para as trabalhadoras da Copa do Mundo da FIFA
Quem afirma que futebol e obra não tem nada a ver com mulheres femininas e bem arrumadas está enganado. No Dia Internacional da Mulher (8/3), sedes da Copa do Mundo da FIFA prestaram homenagens àquelas que suam a camisa nas obras mesmo tendo que deixar um pouco de lado a vaidade – mas só durante o expediente.
“Quero fazer de tudo: lavar, cortar, escovar e maquiar”, pediu Ana Cláudia Fernandes, funcionária do departamento de pessoal do Mineirão diante do caminhão e das tendas com profissionais de beleza à sua disposição.
Em Belo Horizonte, cerca de 60 trabalhadoras aproveitaram a presença do salão de beleza móvel no canteiro de obras, com direito até a massagem. “Iniciativas como essa servem pra lembrar o perfil da mulher moderna, que se preocupa com o corpo e a beleza ao mesmo tempo em que desempenha papel cada vez mais importante no mercado de trabalho”, afirmou durante a homenagem a secretária adjunta de Turismo de Minas Gerais, Silvana Nascimento.
Evento semelhante ocorreu a 440 quilômetros dali. As 250 operárias que trabalham na reforma do Maracanã, no Rio de Janeiro, terminaram o expediente com um lanche especial. Durante a comemoração, elas receberam flores e concorreram a 15 pares de ingressos para um jogo de vôlei feminino.
No Nordeste do país, o foco foi no debate e esclarecimento das mulheres. O evento no Castelão contou com a participação da farmacêutica Maria da Penha, que ao lado de outras especialistas tratou do combate à violência contra a mulher e promoveu a lei que leva o seu nome. “Esse dia representa uma oportunidade de lembrar as nossas conquistas e mostrar as dificuldades que ainda precisamos superar”, disse a cearense Maria da Penha.
Também teve festa na capital do país. As trabalhadoras do Estádio Nacional, em Brasília, assistiram emocionadas a um vídeo com depoimentos dos operários da arena elogiando o trabalho das mulheres. Durante o evento também foram sorteadas as equipes femininas do torneio de futebol dos operários, previsto para o dia 17. “Cheguei a jogar pelo Bahia e pretendo dar o meu melhor tanto nos jogos como no trabalho aqui na obra”, promete a funcionária da área de limpeza e organização do Estádio Nacional.
Veja na galeria de fotos na barra ao lado outras imagens do Dia Internacional da Mulher pelas sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.