terça-feira, 13 de novembro de 2012


Corinthians e Chelsea podem reeditar encontro de 1929

Agência Corinthians
06/11/12 18h01
19
Em dezembro, Corinthians e Chelsea viajarão ao Japão para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA. Credenciados pelos títulos inéditos da Libertadores e da UEFA Champions League, respectivamente, caso avancem à grande final, brasileiros e ingleses duelarão pelo topo do mundo, no primeiro encontro oficial entre as equipes. Porém, o que muitos não sabem é que há 83 anos os Alvinegros de São Paulo e os Blues de Londres já se enfrentaram em empolgante amistoso internacional.
Curiosamente, a data do encontro ocorrido em 1929 é emblemática para a Fiel: 4 de julho, dia em que o Timão também venceu a Libertadores de 2012. No Parque Antártica, em São Paulo, Corinthians e Chelsea entraram em campo e protagonizaram grande partida que terminou empatada em 4 a 4. Ainda no primeiro tempo, a equipe inglesa abriu 3 a 0, com gols de Jackson, Wilson e Eliot, mas viu o Alvinegro reagir e igualar o marcador com dois tentos de Gambinha e outro de Grané. Na segunda etapa, apesar da virada com De Maria, Eliot achou tempo para dar os números finais.
 
© Recorte da página 8 da Folha da Manhã, publicada no dia 4 de julho de 1929

Matéria com as expectativas para o jogo entre Corinthians e Chelsea, realizado em 1929
 
Sócio mais antigo do Corinthians, Antônio Risaliti, que nasceu no dia 02 de abril de 1915, foi um dos torcedores presentes no Parque Antártica naquela ocasião. “Fui ao Parque Antártica para esse mesmo jogo que pode acontecer no final do ano. Marcada repentinamente, a partida gerou muita expectativa na imprensa e torcida da época. O Chelsea havia jogado em Buenos Aires e conseguido grandes resultados”, disse o corinthiano.
 
“Todos esperavam que o Chelsea, com jogadores mais experientes, vencesse até com certa facilidade. Mas o Corinthians tinha um grande time e, com a costumeira raça, conseguimos reverter o resultado e quase ganhamos aquela partida", continuou Antônio. "Pode acontecer de tudo, mas acredito que verei novamente Corinthians e Chelsea, desta vez em casa, e com uma grande vitória para o Timão”, completou o torcedor.
 
Mais de 83 anos depois, Corinthians e Chelsea podem voltar a duelar pelo Mundial de Clubes da FIFA. A competição será realizada entre os dias 06 e 16 de dezembro, no Japão. Campeão em 2000, o Timão busca o seu segundo título do torneio.
 
© Divulgação

Antônio Risaliti (à esquerda) e Andrés Sanchez (à direita)
 
Confira a ficha técnica do primeiro - e único - duelo realizado entre Corinthians e Chelsea na história:
 
Corinthians 4 x 4 Chelsea (ING)
Amistoso Internacional
Estádio: Parque Antártica
Cidade: São Paulo (SP)
Árbitro: Ângelo Benjamin Bevilácqua
Corinthians: Tuffy, Grané e Del Debbio; Nerino, Guimarães e Leone; Apparício, Peres, Gambinha, Rato e De Maria
Técnico: Virgílio Montarini
Gols: Jackson, Wilson, Eliot, Gambinha, Grané e Gambinha (1º tempo); De Maria e Eliot (2º tempo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário