terça-feira, 13 de novembro de 2012


Especiais

Relembre a jornada do Timão até a conquista da vaga no Mundial

Agência Corinthians
13/11/12 16h29
10
Desde o dia 04 de julho de 2012, quando o Corinthians derrotou o Boca Juniors (ARG) por 2 a 0 e sagrou-se campeão invicto da Libertadores pela primeira vez, os mais de 30 milhões de loucos estão ansiosos para a chegada do mês de dezembro. O destino é o Japão e o desejo é voltar para o país com o título de único brasileiro bicampeão mundial da FIFA. Mas a jornada dos mosqueteiros começou muito antes de os gritos de “É campeão!” ecoarem pelas ruas de todo o Brasil.
O início turbulento de 2011 não dava pista alguma do final glorioso que o ano traria ao Parque São Jorge. Eliminado precocemente da Libertadores, o Corinthians se via em crise com a saída de atletas importantes e a aposentadoria de Ronaldo Fenômeno. O começo do Campeonato Brasileiro, porém, renovou a esperança alvinegra. O Timão se acertou e largou na frente nas rodadas iniciais. O período de invencibilidade, que durou 10 rodadas, ficou marcado pela goleada histórica sobre o São Paulo. Com um gol de Danilo, três de Liédson e outro de Jorge Henrique, o Alvinegro fechou 5 a 0 e fez a Fiel ir à loucura.
© Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Liédson marcou três na vitória por 5 a 0 contra o SPFC; Clique na imagem e reveja as fotos do jogo
Após o resultado brilhante, veio a liderança. Chicão marcou contra o Bahia, em Pituaçu, e garantiu não só a vitória por 1 a 0, mas também a chegada do Corinthians à primeira colocação. A posição foi defendida pelas rodadas seguintes até o final do primeiro turno, do qual o Timão foi declarado campeão ao somar 37 pontos. Mas o pentacampeonato não viria sem suor e sofrimento, afinal, assim é o Corinthians!
A primeira partida do returno, contra o Grêmio, daria início à corrida ao título, mas as duas derrotas sofridas nas quatro rodadas iniciais custaram caro. Por sair vencido pelo Santos, na 24ª rodada, o clube deixou a liderança pela primeira vez desde que a assumiu e caiu para a terceira colocação na tabela. Em disputa direta com o rival tricolor, o empate em 0 a 0 no Morumbi fez o time do Parque São Jorge cair para a quarta posição e a preocupação da torcida aumentar, mas o Corinthians se superaria para voltar à liderança. Após empatar sem gols com o então líder Vasco, a vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-GO levou o Alvinegro de volta à dianteira.
© Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O pentacampeonato veio com um empate contra o Palmeiras no dia 04 de dezembro de 2011; Clique na imagem e relembre as fotos da partida que deu o título ao Alvinegro do Parque São Jorge
A reta final do campeonato foi puro sofrimento, do jeito que o Bando de Loucos gosta. Com a vitória sobre o Avaí, o Corinthians retomou a liderança que havia perdido no empate contra o Internacional. Nas rodadas finais, vitória sobre o Ceará e virada sobre o Atlético-MG, no Pacaembu, em uma das partidas mais emocionantes do torneio. Em visita ao Figueirense, na penúltima rodada, outra vitória. A Fiel Torcida já comemorava o título, mas o gol de desempate do Vasco no clássico contra o Fluminense adiou a festa.
Dia 04 de dezembro de 2011, a partida final da competição foi banhada de lágrimas de alegria, mas as de tristeza vieram antes. Na manhã do domingo, a Fiel deu adeus a um de seus maiores ídolos. Sócrates, o Doutor, que há muito lutava contra a cirrose, havia falecido. O Time do Povo, então, entrou em campo contra o Palmeiras com um incentivo a mais para levar a taça para o Parque São Jorge: homenagear o ídolo alvinegro. O rival não facilitou, e o jogo terminou sem gols. O empate era tudo que o Timão precisava para levantar a taça no final daquela tarde. Era definitivo, o Corinthians era pentacampeão brasileiro!  
Conquistando a América
A taça de campeão nacional não foi o único prêmio que a conquista trouxe. Um outro, desejado há muitos anos, começou a povoar os sonhos alvinegros logo no começo de 2012: a conquista da Libertadores da América. Só o fato de estar na disputa já tornava 2012 um marco na história corinthiana, afinal, aquela foi a primeira vez que a equipe participou da competição em três anos consecutivos.
De goleadas a tentos marcados nos últimos minutos de jogo, os 14 jogos disputados durante os quase cinco meses de duração do campeonato tiraram os mais variados tipos de emoção da torcida mais apaixonada do mundo. O empate aos 48 minutos do segundo tempo na partida de estreia, contra o Deportivo Táchira (ECU), o gol de Danilo contra o Cruz Azul (MEX), no Pacaembu, que levou o Timão para a fase mata-mata, a espetacular defesa do goleiro Cássio contra o Vasco, a classificação histórica em cima do Santos, que colocou o Alvinegro no jogo mais importante de sua história... Assim como o título em si, esses são alguns dos momentos que ficarão para sempre na memória do torcedor alvinegro.
© Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O primeiro título da Libertadores veio de forma invicta; Clique na foto e reveja as imagens da final
O Timão chegou à final e apenas duas partidas separavam o sonho de 30 milhões de tornar-se realidade. Na Bombonera, quem brilhou e fez a Fiel calar os argentinos que lotavam o estádio foi o então recém-chegado atacante Romarinho, que entrou e logo fez o gol de empate em 1 a 1 contra o Boca Juniors. A semana mais demorada da história do Sport Club Corinthians Paulista passou, e o dia que parou o Brasil chegou. Na quarta-feira, 04 de julho de 2012, o Bando de Loucos lotava as arquibancadas do Pacaembu e contava os segundos para tirar o grito de campeão do peito. Emerson Sheik marcou duas vezes e, às 23h53, com o apito final do juiz, fez a Nação Alvinegra explodir de felicidade! Com uma campanha impecável, a equipe venceu oito vezes, empatou seis, conquistou o título inédito de campeão invicto da Libertadores e o sonho finalmente se tornou realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário